quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Para evitar nova invasão em garimpo ilegal, Justiça Federal manda prorrogar a permanência das forças de segurança

23/02/2016
in Mato Grosso

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o juiz federal Francisco Antônio de Moura Junior, da 2ª Vara da Subseção Judiciária Federal de Cáceres, determinou que as forças policiais que estão fazendo o isolamento da área de garimpo ilegal instalado na “Serra da Borda”, em Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá) permaneçam no local por mais 30 dias. O prazo poderá ser renovado enquanto persistir risco de nova ocupação da área.

 

Temendo o retorno dos garimpeiros ao local que foi evacuado há cerca de um mês, o MPF solicitou a prorrogação do prazo que passou a contar desde o último disz 20 e poderá ser prorrogado mais de uma vez em caso de ameaça do garimpo ilegal voltar a ser ocupado.

 

O Estado e a União se não cumprirem a determinação judicial de manter a segurança vigiando a área poderão ser multados diariamente em R$ 100 mil, conforme a decisão do magistrado.  O juiz federal também determinou que as forças policiais apresentem um plano  de ação em 48 horas.

 

Outra determinação da Justiça Federal é dirigida ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) solicitando informações sobre a existência de processo administrativo referente a solicitação de pesquisa, autorização de extração ou concessão de lavra de minério na região da Serra da Borda. No pedido, o juiz estipula que quer saber em que fase de tramitação se encontra o processo.

 

O juiz destaca ainda que a sua decisão, além de buscar manter a integridade da área também objetiva reduzir custos com a mobilização e deslocamento de pessoal para fazer uma eventual desintrusão na área. Na sua visão, sai mais econômico para os cofres públicos a manutenção do policiamento na área.

 

O MPF alerta que ainda existem vários grupos de pessoas que foram desalojadas do garimpo e estão acampadas de forma improvisada no município de Pontes e Lacerda, criando uma situação que pode culminar com o retorno delas às atividades ilegais de mineração, caso a vigilância deixe de existir.

 

Por último, o MPF lembra que já foram registradas quatro mortes por conta do garimpo ilegal, além de mais de 50 prisões.

 

Os garimpeiros começaram a invadir em setembro de 2015 uma área de 4 mil hectares, a 10 km do centro da cidade de Pontes e Lacerda.  O garimpo chegou a contar, no auge da ocupação,  com oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: Garimpomato grossoPontes e Lacerda

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.