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Três caminhoneiros de veículos com irregulares no sistema de antipoluição foram flagrados pela PRF no interior de Rondônia

25/02/2016
in Rondônia

madeira mNas últimas 48 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou três caminhoneiros conduzindo veículos com irregularidades no sistema de antipoluição. Dois em Ouro Preto do Oeste/RO no dia 23 e um no dia 24, em Ji-Paraná/RO, ambos trafegavam na BR 364 quando da abordagem.

Durante a fiscalização de rotina realizada na manhã da última terça-feira, no quilômetro 375, em Ouro Preto do Oeste/RO, os agentes da PRF abordaram o veículo VOLVO/FH 540 6X4, conduzido por um homem de 33 anos. Após uma averiguação veicular, os policiais identificaram anomalias na redução líquida de óxido de nitrogênio, ARLA 32, constatando apenas 21,9% de pureza de ureia, abaixo da tolerância estabelecida pelo IBAMA, 32,5%. Em procedência da vistoria, a equipe verificou a caixa de fusíveis e contaram que o fusível de sistema de proteção estava ausente e que havia uma colocação indevida do equipamento “emulador”, (parâmetro que reduz os poluentes despejados pelo motor diesel na atmosfera), e posteriormente foi encontrado próximo a caixa da bateria.

Mais tarde, na mesma fiscalização, os agentes da PRF abordaram o condutor do caminhão SCANIAR/R 440 A6X4, cor branca. Realizado os procedimentos de praxe, os policiais notaram fraudes no sistema de antipoluição. Ao ser questionado a respeito, o motorista de 31 anos declarou que desconhecia o fato.

Por fim, na tarde do dia seguinte, (24), a equipe de plantão da PRF abordou o veículo VOLVO/FH 540 6×4, conduzido por um homem de 59 anos, no quilômetro 352, em Ji-Paraná/RO. Durante os procedimentos de fiscalização da pureza do agente redutor líquido de óxido de nitrogênio, ARLA 32, foi contatado o resultado de 28,1% de pureza de ureia, estando portanto abaixo da tolerância imposta pelo órgão competente (IBAMA), 32,5%. Os agentes da PRF procederam a fiscalização e logo notaram que na caixa de fusíveis havia um botão adequado ao fusível de proteção. Em entrevista, o motorista disse que utilizava o dispositivo para controle do desligamento da ignição do ARLA e tinha sido orientado pela empresa a fazer o abastecimento do ARLA 32 completando o nível do reservatório com água comum, para evitar a perda da potência do caminhão e que também desconhecia a presença de equipamento emulador no veículo.

As ocorrências foram encaminhadas ao órgão ambiental – IBAMA, junto com os caminhões apreendidos.

Tags: caminhoneiroflagrantePRFRondonia

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