Proposta aprovada por parlamentares republicanos e democratas de Iowa segue para ser votada no Senado estadual
Uma proposta aprovada no estado de Iowa, nos EUA, passa a permitir que crianças de todas as idades portem armas de fogo, desde que acompanhadas por um adulto, informa a rede de notícias norte-americana CNN.
A medida teve apoio majoritário de parlamentares republicanos, mas também conquistou alguns votos da oposição democrata, e foi aprovada por 62 votos a 36. A lei atual proíbe menores de 14 anos a usar armas.
Os apoiadores da proposta afirmam que ela está de acordo com a Segunda Emenda da Constituição dos EUA e que daria aos pais o poder de decisão sobre o que os filhos podem ou não fazer – em vez de mantê-lo nas mãos do Estado.
Para entrar em vigor, a medida precisa ser aprovada no Senado estadual, que tem uma pequena maioria do Partido Democrata. No entanto, coforme avaliam especialistas, ainda não é possível prever se ela será aprovada ou não.
O democrata Kirsten Running-Marquardt criticou duramente a proposta, afirmando que não há como crianças de um a quatro anos segurarem uma arma. “Não precisamos de uma milícia juvenil”, atacou ele.
A proposta é votada em um momento em que é debatido o aumento à restrição ao porte de armas nos EUA. Com inúmeros casos de tiroteio em escolas, o presidente Barack Obama já declarou que é preciso um senso de urgência para acabar com a violência. Ele propôs que os fabricantes de armas sejam obrigados a ter uma licença concedida por órgãos reguladores para fazer o comércio.
Fonte: Último Segundo