quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Senado tenta lentamente forçar a CPMF

07/04/2016
in Brasil

Em publicação do Senado, justifica-se a volta do imposto CPMF para solucionar o problema de falta de recursos nas prefeituras.

Veja:

Município Brasil

Dívidas com funcionários, falta de dinheiro para reformar escolas, hospitais com poucos médicos para atender a quem precisa. A lista de obrigações dos municípios é grande, mas não há dinheiro em caixa para fazer frente a tantas demandas, principalmente em meio à crise atual. É nesse contexto que ganha espaço a discussão sobre a volta da CPMF, que está em debate há meses não só no Congresso Nacional, como também nas cidades brasileiras. No Município Brasil deste mês, você conhece melhor em que pé está o tema e os impactos que a volta dessa contribuição traria para a economia dos municípios. O programa estreia no sábado (09) às 20h, com reapresentação no domingo (10), às 8h30 e às 16h.

CPMF

Para quem não se lembra, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira foi criada em 1997, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso. Ela funcionava assim: toda vez que você emitia um cheque, sacava dinheiro no caixa eletrônico ou fazia qualquer movimentação na sua conta no banco, uma porcentagem desse valor ia para os cofres do governo. O dinheiro era investido na saúde. A ideia original era que a contribuição valesse por dois anos, mas ela foi ficando, ficando… Até que, em 2007, a prorrogação da CPMF não foi aprovada pelo Congresso – e o governo se viu, de uma hora para outra, sem esses recursos.

No ano passado, o Executivo apresentou um pacote fiscal para reequilibrar as contas – e incluiu a volta da CPMF entre as medidas a serem adotadas. A expectativa era arrecadar 70 bilhões de reais em um ano. Chegou-se a cogitar a cobrança de 0,20% de toda a movimentação financeira, mas, sem apoio para aprovar a recriação do imposto, o governo incluiu estados e municípios na jogada. E a porcentagem subiu para 0,38%.

Mas a mudança será suficiente para garantir o apoio dos parlamentares e a volta da CPMF? A saúde e a previdência social precisam desse reforço no caixa ou é possível conseguir recursos de outra forma? É o que o programa tenta responder.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.