segunda-feira, 21 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Crise mundial: número de refugiados é o maior da história

20/06/2016
in Mundo

Refugiados

As guerras no Oriente Médio e norte da África, bem como o terrorismo islâmico são os responsáveis pela maior crise humanitária que o mundo já testemunhou. A Segunda Guerra Mundial, para efeitos de comparação, desalojou cerca de 60 milhões. Hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) admite que passam de 65 milhões.

O 20 de junho foi estabelecido “Dia mundial do refugiado” e o Acnur chamou atenção para o seu relatório “Tendências Globais”, o qual comprova que até o final de 2015, havia um total de 65,3 milhões de pessoas deslocadas. É um aumento de quase 10% com relação ao ano anterior e a tendência é que em 2016 a situação só piore.

Em média, uma em cada 113 pessoas no mundo é, atualmente, um refugiado. Milhares atravessam pelo mar em embarcações sempre superlotadas. Quantidade similar faz a pé a travessia de país em país buscando refúgio.

A União Europeia (UE) tem recebido a maior parte dessas pessoas, mas a taxa de 100 mil por mês forçou algumas nações a fechar suas fronteiras. A opinião pública pede medidas urgentes para lidar com essa crise humanitária, que traz consigo uma sensação de insegurança para todo o mundo.

Pela Convenção internacional, refugiado é alguém que “temendo ser perseguido por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou não quer valer-se da proteção desse país”. Hoje, as nações com o maior volume de refugiados são: Síria, com 5 milhões de refugiados; Afeganistão, perto de 3 milhões, e Somália, com mais de 1 milhão.

ONGs cristãos como a Visão Mundial estão ativamente envolvidas na recepção e cuidado dos refugiados.

“Durante uma crise prolongada, é importante garantir que as crianças tenham acesso à educação. Afinal de contas, se as crianças são o futuro, elas devem ser capazes de ler e escrever. No entanto, menos de dois por cento dos fundos de resposta de emergência vai para a educação”, afirmou um porta-voz da organização de voluntários trabalhando nos campos de refugiados em várias partes do globo.

A Portas Abertas, missão especializada em ajudar a igreja perseguida, ressalta que parte da crise de hoje é causada por questões religiosas, principalmente por causa dos extremistas islâmicos, que expulsaram milhões de cristãos de suas casas.

Segundo a missão, teme-se que o cristianismo venha a desaparecer no Iraque, por que a sua grande maioria abandonou o país. Disse ainda que mais de 7,6 milhões de cristãos foram deslocados desde o início da guerra na Síria, na tentativa dos islâmicos em estabelecer seu Califado. Com informações Christian Post

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.