Como o político deve se apresentar e se relacionar com seus eleitores na internet? De que forma comunicar suas ideias e debater com os cidadãos, nas redes sociais, as propostas para melhorar as cidades?
Essas e outras questões da webcidadania serão discutidas em Ariquemes, na quinta-feira, 21 de julho, às 19h, no Espaço do PRB (Rua Maceió, nº 2324, Setor 03), na palestra “A Comunicação e a Política na Era Digital” (gratuita e aberta a todos), apresentada pelo jornalista Ricardo Cox.
Neste evento será possível perceber como a forma de fazer e discutir política e cidadania mudou com a Internet e as Redes Sociais. Até pouco tempo atrás, a opinião pública era “formada” pelos veículos tradicionais de Comunicação, como jornal, rádio e televisão. Nesta era digital, Facebook, Twitter, You Tube e outras Redes Sociais, disseminam informações e opiniões em discussões que exercem grande influência e “fazem a cabeça” de milhares de cidadãos internautas. O que mudou?
Segundo estudo divulgado em 2015 (We Are Social), dos 204 milhões de habitantes no Brasil, 110 milhões são usuários de internet (54%); 96 milhões têm perfis em redes sociais, 276 milhões têm celular e 78 milhões acessam seus perfis por meio de dispositivos móveis.
O brasileiro, em média, fica 5:26 horas conectado à internet; gasta 3:47 horas nas redes sociais e 2:49 horas com TV. Por causa desse número crescente de internautas, é cada vez maior a importância da Comunicação na Política nessa Era Digital.
Para obter maior aproximação com a população, expor suas ações e opiniões, os políticos brasileiros estão sendo obrigados a utilizar cada vez mais as redes sociais. Mas para conseguir um resultado efetivo, além de um planejamento estratégico, são necessários profissionais capazes de criarem uma grande rede de relacionamento e de confiança, passível de medição e monitoramento.
Segundo o jornalista e publicitário Ricardo Cox, a maioria dos políticos ainda está tateando no ambiente digital por falta de informação adequada, perdendo uma grande oportunidade de se relacionar com os cidadãos.
A webcidadania pode mudar a política e transformar a vida nas cidades de uma forma como nunca se viu. E esse debate é aberto a todos os cidadãos atuantes: políticos, universitários, profissionais de comunicação, tecnologia, marketing, etc.
Mini currículo do palestrante
Ricardo Cox
Jornalista, de 1977 a 1986 trabalhou como Repórter Cinematográfico na TV Globo em MG, SP e na França.
Diretor Cinematográfico, foi sócio-diretor da Vídeo Paulista (SP), onde produziu e dirigiu centenas de comerciais, vídeos institucionais, de treinamento e campanhas políticas para diversos partidos.
A partir de 1996, em Cabo Frio–RJ, atuou em várias campanhas políticas e projetos de comunicação e marketing pela sua agência de propaganda Cox.com.
De 2004 a 2009, foi assessor de Comunicação na Prefeitura de São Pedro da Aldeia (RJ) e na Câmara Municipal.
Hoje, reside em Campinas e presta consultoria de Comunicação e Marketing Digital.