sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Está terminando uma eleição. Já vai começar a próxima….

07/10/2016
in Opinião, Opinião de Primeira

500x281_o_1aufejvktd1gmfr6s21fpvjl0aAinda faltando o segundo turno em Porto Velho, os olhos dos bastidores da política se voltam para 2018. É cedo ainda? Aparentemente sim, mas a realidade diz que não.

A correria começou bem antes, com as amarrações de apoios a candidatos às Prefeituras.

O que é certo é que pelo menos quatro pré candidaturas ao governo já estão sendo postados.

A mais antiga é a do senador Acir Gurgacz, que tem amarrado seu futuro político a uma série de acordos, que começaram a ser costurados há pelo menos três anos.

Os mais recentes foram fechados na última eleição e, ainda, estão ligados a uma das candidaturas de segundo turno na Capital. O outro nome, talvez o que tenha tido a maior ascensão política no Estado, nos últimos tempos, é Maurão de Carvalho, o presidente da Assembleia com mandato ilibado e que mudou para muito melhor a imagem do parlamento. Maurão será o próximo presidente do PMDB e seu nome já está acordado, dentro do partido, como o que será indicado para a sucessão de Confúcio Moura.

A terceira via deverá vir do PSDB. Expedito Júnior continua aparecendo bem em todas as pesquisas, mesmo muito antes da disputa. Ele, contudo, quer mesmo é ser senador.

Nesse caso, os tucanos poderiam colocar Mariana Carvalho no jogo? Isso sim, é cedo para se prever. Uma quarta candidatura, que certamente viria para embolar uma eleição ao Governo, pode vir do PP. Ivo Cassol, injustiçado num processo em que não desviou um só centavo do dinheiro público, mas foi condenado por não ter seguido à risca a burocracia oficial, continua lutando para ter seu nome livre na Justiça. Se isso ocorrer, será sem dúvida um nome muito forte, ao Governo.

Claro que a 24 meses da eleição, é tudo muito precoce.

Mas o mundo político começa a se movimentar nessa direção. Depois do próximo dia 30, quando se conhecer o novo prefeito da Capital, vai ser dado o verdadeiro pontapé inicial para a corrido pela sucessão de Confúcio. Ele mesmo, aliás, é candidatíssimo em 2018: vai disputar uma vaga ao Senado. Mas essa já é outra história, que se falará mais à frente.

TERCEIRA CATEGORIA

O cidadão brasileiro é tratado a coice, mesmo. Na previdência social, então, nem se fala. Um conhecido jornalista da Capital – Davi Casseb – está tentando começar a tratar da sua aposentadoria. Já tem 37 anos de contribuição. Para sua surpresa, ao tentar agendar, no início de setembro, uma entrevista para apresentar documentos e ver a contagem de tempo que ainda precisa cumprir – se é que precisará – foi avisado que será atendido no dia 6 de fevereiro de 2017. Exatamente daqui a cinco meses. Num país sério, todos os envolvidos numa vergonha dessas, seriam sumariamente demitidos. Mas aqui é o Brasil, onde cidadão é tratado como elemento de terceira categoria, mesmo pagando os mais altos impostos do mundo. Davi brinca: se estiver vivo até lá, vai à reunião no INSS…

CINCO MINUTOS

Ainda é cedo para qualquer previsão. Os dois candidatos que disputam o turno decisivo em Porto Velho recém começaram suas campanhas com força total. O horário eleitoral terá apenas cinco minutos para cada um, duas vezes ao dia. Ao invés dos 40 minutos a que têm direito, tanto Léo Moraes quanto Hildon Chaves abriram mão de metade do tempo, para não infernizar o eleitor, que já está cansando de tanta campanha política. Cinco minutos para cada um falar sobre seus projetos, metas e propostas, uma vez pela manhã e outra à noite, está muito bom. E o horário eleitoral gratuito começa nesse sábado, tão logo o TSE publique oficialmente os resultados da eleição do último domingo. Agora, é esperar para ver como Hildon e Léo se comporão. Ataques pessoais e baixaria, certamente não darão votos. Propostas sim!

ASSASSINOS COVARDES

Dois criminosos invadiram a casa de um morador de Guajará e o mataram. Causaram, além de uma tragédia para uma família, uma verdadeira comoção em todo o Estado. A vítima é Márcio Menacho, músico e um dos líderes do Boi Corre Campo. O cancelamento da festa do Boi em Guajará, neste sábado e domingo, chegou a ser cogitado, mas, no final, se decidiu que realizar o evento seria homenagem à memória dele. É mais um caso absurdo, em que os ladrões, mesmo depois de imobilizarem Márcio, sua esposa e seu filho, sem qualquer motivo e covardemente, decidiram matá-lo, atirando contra ele à queima roupa. Quando presos, esses facínoras jamais terão punição exemplar e logo a seguir estarão livres para matar de novo. Nosso país, com suas leis vagabundas, protetoras de bandidos, está entregando nas mãos do crime!

MORTOS NA POLÍTICA

Mais do que 650 milhões de reais investidos na campanha eleitoral, de forma absurdamente ilegal, já foram detectados pela Justiça. E tem muito mais.

Doações irregulares vieram de gente que recebe o Bolsa Família (só um deles, paupérrimo, segundo a declaração de um candidato, teria doado mais de 1 milhão de reais!). Ao menos o CPF do coitado foi usado. Pior que isso só os 260 mortos, que doaram grandes quantias.

E ainda milhares de assalariados, cujas doações ultrapassaram em muito suas pequenas rendas. Não foi por falta de aviso. Quando a lei foi mudada demagogicamente, impedindo doações de empresas, surgiu o alerta de que o caixa 2 funcionaria como nunca; que a compra de votos explodiria e que haveria todo o tipo de sujeira e sacanagens nas doações individuais, houve quem achasse pessimismo exagerado.

A realidade, infelizmente, mostrou quem são muitos dos nossos políticos.

LUZ, MAIS LUZ!!!

Não se pode querer tudo! A ironia cabe muito bem na história do viaduto do Roque, sobre a BR 364, recém inaugurado na última quarta à tarde. E apenas uma das pistas, a que sai da cidade, já que a outra ainda vai demorar uns 20 dias. O problema ali é o mesmo da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa: não existe iluminação. A ponte custou 200 milhões e continua na escuridão. O viaduto custou algo em torno de 70 milhões e também está com o mesmo problema. Não se entende uma coisa dessas. Como obras de tal vulto e de tanta importância são entregues sem iluminação? Claro que as respostas serão as mesmas de sempre. Esse é um problema dos outros; não há recursos; não estava no projeto; a culpa é das estrelas, enfim, vai-se se ouvir de tudo. Menos que não houve competência para entregar completas, depois de tanto tempo, as duas obras com custos altíssimos…

PERGUNTINHA

O “dimenor”que assassinou covardemente um grande músico e líder dos bois bumbás de Guajará, será devidamente punido algum dia? (Infelizmente, todos nós sabemos a resposta…)
Fonte:Sérgio Pires

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: ColunadeputadosGovernoNovas EleiçõesPiressenadoresSergio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.