domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Célula da Al Qaeda pede 4 milhões de euros por italianos capturados na Líbia

15/10/2016
in Mundo

Os dois cidadãos italianos que foram sequestrados há um mês na Líbia estão sob custódia de uma célula vinculada à Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), que exige o pagamento de 4 milhões de euros por seu resgate, revelou uma fonte de segurança da Argélia.

Em declarações ao jornal digital “Middle East Eye”, a fonte, que não foi identificada, explicou que o líder dessa célula é um cidadão argelino que aparentemente trabalha de forma independente ao sudoeste de Trípoli, a capital da Líbia.

“O grupo é integrado por líbios e argelinos e está dirigido pelo argelino Abdela Belakahal. Eles ameaçam entregar os dois reféns à cúpula da AQMI ou ao Estado Islâmico se não houver pagamento de resgate”, afirmou a fonte.

Bruno Cacace, de 56 anos, e Danilo Calonego, de 68 anos, ambos engenheiros da companhia Contratti Internazionali Costruzioni (CO.I.COS), foram sequestrados no dia 20 de setembro na cidade de Ghat, no sul da Líbia e próxima da fronteira com a Argélia.

Além dos dois italianos, um cidadão canadense que trabalhava na remodelação do aeroporto da cidade junto com Cacace e Calonego também foi sequestrado.

A Líbia é um Estado falido, vítima do caos e da guerra civil, desde que a comunidade internacional apoiou a revolta rebelde em Benghazi há cinco anos e contribuiu militarmente para queda do regime de Muamar Kadafi.

O país norte-africano conta na atualidade com dois governos: um em Tobruk, que ainda é legalmente reconhecido pela comunidade internacional, e outro em Trípoli, chamado governo de união nacional, que conta com apoio da ONU e da União Europeia e busca por reconhecimento popular e internacional.

Desse conflito tiraram proveito os grupos jihadistas, especialmente o braço líbio do Estado Islâmico, que em apenas um ano avançou de seu bastião em Derna, no oeste, para as cidades de Benghazi – a segunda mais importante do país – e Sirte, no litoral central.

Terra

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.