sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Parto domiciliar acaba em trágica morte de bebê e revolta médicos

18/10/2016
in Brasil

Família teria planejado que parto ocorresse em casa, mas bebê sofreu parada cardiorrespiratória e não resistiu. Médicos do Hospital da Criança se pronunciarão em coletiva.

Um bebê morreu durante um parto domiciliar no final da manhã desta terça-feira (18) em Ponta Grossa. O caso foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por volta de meio-dia na Rua Ernesto Vilela – região do bairro Boa Vista. De acordo com os médicos, a criança não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

A família teria planejado o parto dentro da própria residência. A prática já foi realizada – e bem sucedida – outras vezes no município, inclusive com empresas especializadas no trabalho de parto. No entanto, quando a mãe estava dando à luz o bebê, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória. O Samu foi acionado para atender a ocorrência, mas não conseguiu salvar a vítima – equipes do Siate também estiveram no local.

O corpo do bebê foi encaminhado ao necrotério do Hospital da Criança.

Um pediatra do Hospital da Criança se posicionou sobre a realização de partos sem acompanhamento de médicos especialistas na área. O doutor Rodrigo Netto afirmou, durante entrevista ao Portal a Rede, que talvez a fatalidade poderia ter sido evitada caso o parto fosse realizado com acompanhamento e aparatos necessários.

“Nós pediatras nos preocupamos com o que chamam de ‘parto humanizado’. Está todo mundo voltando as atenções para a mãe, para que tenha um parto normal e sem intervenções, mas a preocupação com a criança está sendo esquecida. Nós imaginávamos que isso poderia acontecer cedo ou tarde”, disse o pediatra.

“Quando uma criança é atendida por um médico no hospital e percebem que a evolução do parto não ocorre da maneira correta, o parto normal é interrompido por uma cirurgia cesariana para benefício do próprio bebê – o que não acontece em atendimento domiciliares por falta de aparatos”, ressalta.

O profissional responsável pelo parto, segundo Netto, terá de prestar depoimento à Justiça explicando os procedimentos utilizados durante o parto domiciliar.

Informações de Portal a Rede

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.