quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Crise no Portuguesa é agravada por morte de jogador

20/10/2016
in Esportes

O fim de 2013 foi apenas o começo dos problemas que seriam vividos pela Associação Portuguesa de Desportos. Desde então, a equipe acumula uma série de rebaixamentos, dívidas, possível leilão do Canindé e até morte de jogador. O último registro trágico da história da Lusa envolve o jovem Lucas Jesus dos Santos, garoto das categorias de base do time paulista, que foi encontrado mortodentro da piscina do clube.

Lucão, como era conhecido, era menor de idade e atuava na equipe sub-17 da Portuguesa, que comemorava em uma festa no clube a classificação à próxima fase do Campeonato Paulista da categoria. O jogador teria participado da celebração com jogadores e comissão técnica, passado mal e caído na piscina. A Polícia Civil informou que encontrou latas de cerveja no local. Na manhã desta quinta, o atleta foi encontrado morto.

O Campeonato Brasileiro 2013 foi o começo dos problemas na vida da Portuguesa. Depois de uma campanha irregular na competição nacional, a equipe paulista conseguiu se salvar do rebaixamento às duras penas. No entanto, o pior ainda estava por vir.

Por conta da escalação irregular do meia Héverton, que estava suspenso e mesmo assim entrou em campo, a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos (três de punição e um do empate conquistado no duelo contra o Grêmio). A equipe Rubro-Verde despencou da 12ª para a 17ª posição na tabela do Brasileirão e acabou rebaixada. O jogador estaria impedido de atuar pelo terceiro cartão amarelo.

A principal dúvida levantada neste caso foi o porquê este erro cometido de forma tão infantil. No entanto, o que foi especulado é que o clube paulista tenha “vendido” a sua vaga em troca de alguns milhares. A partir desse momento, a Portuguesa entraria em seu processo de crise sem fim.

O ano de 2014 seria um novo martírio. Apesar de começar a temporada sonhando com o retorno à Primeira Divisão, a Portuguesa ficou bem longe do esperado na Segundona, terminando o torneio na última colocação, com apenas quatro vitórias e 25 pontos em 38 jogos, decretando o seu rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.

A disputa da Terceira Divisão em 2015 parecia ser o fundo do poço para o clube paulista. Mesmo assim, o time brigou e até ficou próxima de sacramentar a sua volta à Série B, se classificando para a fase final do torneio. Porém, nas quartas de final, quando todos acreditavam que enfim a Lusa começaria a sua saga de volta à elite do futebol nacional, o time sucumbiu diante do Vila Nova, perdendo o acesso diante de seu torcedor, em jogo disputado no Canindé.

Em 2016, seria a vez da Portuguesa tentar novamente iniciar a sua caminhada de volta ao topo. O fim, entretanto, foi o pior possível para o lusitano. Com uma péssima campanha, obtendo apenas 14 pontos em 18 jogos, a Lusa chegou a ser derrotada até para o Guaratinguetá, equipe que conquistou somente essa vitória na disputa da Série C.

O próximo capítulo do clube será em 2017, na disputa da Série D. No pior dos cenários, a Portuguesa pode não conseguir a sua classificação e ficar sem disputar divisão alguma no ano seguinte. O sistema que garante vagas para a Série D é realizado pelos campeonatos estaduais e, atualmente, seria muito difícil para a Lusa conseguir a sua classificação. O motivo? A Portuguesa não está nem na Primeira Divisão do Campeonato Paulista. O time foi rebaixado para a Série A2 em 2012, em um possível prenúncio do que estaria por vir e que foi sacramentado com o ‘Caso Héverton’.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.