sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Partido Pirata pode vencer eleições na Islândia

28/10/2016
in Mundo

(ANSA) – Considerado favorito, o Partido Pirata pode vencer as eleições da Islândia, marcadas para o este sábado (29), e gerar a maior surpresa na política mundial em 2016.

Fundado há apenas quatro anos por ativistas digitais, anarquistas e hackers, o partido define-se como “antissistema”, não sendo nem de esquerda e nem de direita.

Entre as propostas dos radicais, estão democracia direta, transparência de governo, privacidade on-line e descriminalização das drogas. Famoso, principalmente entre os jovens, a sigla ganhou forças após escândalos de offshore.

Em abril, o primeiro-ministro Sigmundur Daviò Gunnlaugsson, do Partido Independência, de centro-direita, renunciou ao cargo depois que documento vazados revelaram que ele e sua esposa estavam envolvidos em casos milionários do “Panamá Papers”.

Esta polêmica gerou diversos protestos e levou os islandeses para às ruas. Seu substituto foi obrigado a antecipar a data das eleições, que estavam previstas para 2017.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Islândia, o Partido Pirata lidera a disputa com 22,6% das intenções de voto. Já outras sondagens mostram que o partido radical está em segundo lugar com 21% contra 22,5% do Partido Independência.

Com a vitória, os radicais podem conquistar entre 18 e 20 cadeiras no Parlamento de 63 membros. Em 2013, um ano após sua criação, o partido fez história ao conseguir eleger três deputados. (ANSA)

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.