O documentário Sinfonia para Teotônio, produzido em Rondônia pela dupla do Coletivo Madeirista Joesér Alvarez e Ariana Boaventura, teve sua estreia internacional no I ANIMAL CINEMA FEST, realizado na cidade de Bogotá, Colômbia, sob o lema “Construamos um mundo justo para todos os habitantes do planeta”. O festival acontece até 10 de dezembro de 2016, em vários espaços culturais da cidade de Bogotá, com entrada franca.
Ariana Boaventura é docente do Departamento de Libras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ela acrescenta que outro filme do Coletivo Madeirista, premiado duas vezes (Festcineamazônia/Br e Festival de Video LIbre TeleK/Espanha), o “Ãnima4”, também foi selecionado para o festival, mas não em caráter competitivo, participando de uma mostra em que predomina o espírito colaborativo e uma abordagem que abrange as seguintes temáticas: libertação animal, anti-espécies, direitos dos animais, anti-touradas, anti-vivissecção, animais de rua, espetáculos de animais, extinção animal, animais para consumo humano, veganismo, anti-peles, animais selvagens.
Segundo a professora, os filmes feitos em Rondônia geralmente estreiam na própria região, de forma independente ou participando de festivais de cinema. Na sua opinião, “estrear em um festival internacional e ainda ter um segundo filme na mesma seleção é gratificante e é também um atestado de que as produções do Coletivo Madeirista dialogam com as tendências e interstícios da cinematografia contemporânea, muito além do viés regional, atingindo uma universalidade própria de uma arte que se quer dizer em qualquer língua, bem além da mera visão de uma obra “para inglês ver”, com temáticas que abordam questões pertinentes não só à geografia amazônica, mas tangem situações próximas da essência do humano, para além dos rótulos e estereótipos do senso comum”.
Boaventura informou que a organização do festival recebeu centenas de filmes de todo o mundo, selecionando 13 curtas documentários, 15 curtas de ficção, 6 curtas de animação, 6 curtas experimentais, 9 videoclipes e 7 longas-metragens.
Assista ao trailler:
Confira as notícias e imagens do Festival AQUI.
Informações sobre o filme Sinfonia para Teotônio
Direção e Roteiro: Joesér Alvarez e Ariana Boaventura
Produção: ACME Filmes (Coletivo Madeirista)
Duração: 09:30min
Ano: 2016
Sinopse: Uma elegia ao fenômeno da piracema que ocorreu durante centenas de anos na localidade chamada de Cachoeira do Teotônio, hoje, sepultada sob as águas do lago da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, Sul da Amazônia.
FONTE: Unir