sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rondônia – Mais um vereador preso conquista salário na Justiça

20/01/2017
in Rondônia

Preso desde outubro do ano passado, o vereador reeleito de Vilhena, Vanderlei Graebin obteve da Justiça o direito de receber os salários da Câmara Municipal suspensos desde novembro. Graebin foi preso sob suspeita de corrupção. A decisão foi da 1ª Vara Criminal.
Além de Vanderlei Graebin, outros dois vereadores reeleitos presos, Carmozino Alves Moreira e Júnior Donadon, garantiram o mesmo benefício. Os três também conseguiram o direito de tomar posse para mais um mandato de quatro anos.
A defesa de Graebin alegou, no mandado de segurança ajuizado com pedido de liminar, que a suspensão do salário foi ilegal porque o afastamento ocorreu com base no artigo 17-D, que dispõe sobre crimes de lavagem de dinheiro.
“Na lei diz que em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei, até que o juiz competente autorize, em decisão fundamentada, o seu retorno”, citou.
A justiça estipulou prazo de cinco dias para a Câmara Municipal efetuar o pagamento do vereador.
O presidente do Lesgilativo municipal, vereador Adilson de Oliveira, está recorrendo da decisão de pagar o salário dos três vereadores.
Na eleição de 2 de outubro Júnior Donadon, que presidia a Câmara e foi afastado do cargo após a denúncia de corrupção, foi o 5º mais votado do município, com 1.057 votos, enquanto Graebin obteve 950, garantindo o 6º mandato; e Carmozino foi eleito pela 4ª vez com 921 votos.
Entenda
Os três vereadores, juntamente com outros quatro: Antônio Marco de Albuquerque, Jaldemiro Dedé Moreira, José Garcia da Silva e Maria Marta José Moreira foram presos pela Polícia Federal entre outubro e novembro sob acusação de participarem de um esquema de aprovação de loteamentos na cidade, mediante recompensa.
Para os loteamentos serem aprovados, eles recebiam terrenos e quantias em dinheiro. Após as prisões, os vereadores foram afastados dos cargos na Câmara e tiveram o salário suspensos em sessão.
Também continuam presos, o então prefeito Zé Rover e o vice Jacier Rosa Dias. (Redação e G1)
Câmara analisa dia 7 pedido de cassação
Representação para abertura de comissão processante para cassação do mandato dos vereadores Júnior Donadon, Vanderlei Graebin e Carmozino Alves, foi oficializada na Câmara Municipal pelo advogado e presidente da Associação de Defesa dos Diretos da Cidadania em Rondônia (ADDC), Caetano Vendimiatti Neto. Contendo seis páginas, a petição tem a assinatura de vários moradores e deverá entrar em pauta na sessão ordinária do próximo dia 7. Se aprovado o pedido, será formada uma comissão composta por presidente, relator e assistente.
A comissão terá o prazo de 90 dias, após os 10 dias que cada defesa tem para entrar com recurso, para analisar a petição conforme o regimento interno da Casa, ouvir testemunhas de defesa e populares que assinaram o documento. Caso o prazo não seja cumprido o Ministério Público poderá tomar medidas repreensivas contra os relatores.
Fonte: Diário da Amazônia

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: RondoniavereadorVilhena

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.