Criminosos fortemente armados assaltaram três agências bancárias em Maximiliano de Almeida, no Alto Uruguai gaúcho, na tarde desta quarta-feira (01). A ação simultânea ocorreu por volta das 14h e durou cerca de trinta minutos.
Os bandidos, que seriam em seis, invadiram as agências do Banrisul, Banco do Brasil e Cresol. Um cordão humano foi formado do lado de fora para escudo dos bandidos. A técnica é chamada de “novo cangaço”.
Diversos tiros foram disparados pelos assaltantes como forma de intimidar os vigias e a polícia. Uma viatura da Brigada Militar foi alvejada e os policiais foram obrigados a se proteger. O repórter da rádio Regional FM de Cacique Doble, Emerson Silva, que estava na agência do Sicredi no momento da ação, disse o banco foi fechado no momento em que iniciaram os assaltos.
De dentro ele registrou em vídeo a fuga dos assaltantes em uma caminhonete preta, com reféns, sentido Sananduva. Uma Duster branca também teria dado apoio na ação audaciosa. Ninguém ficou ferido.
Segundo as informações os reféns foram libertados próximo a um ferro-velho na saída para Sananduva e a caminhonete L-200 com placas ILV-0215 de São Marcos/RS, abandonada. Na carroceria havia “miguelitos” espalhados e colete balístico.
Policiais gaúchos e até mesmo catarinenses estão mobilizados na tentativa de localizar a quadrilha que apavorou a cidade. O helicóptero do SAER/FRON da Polícia Civil de Chapecó presta apoio devido à possibilidade de eventual fuga dos criminosos para território catarinense.