domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

TSE abre ano judiciário de 2017 com homenagem a Teori Zavascki

02/02/2017
in Notícias

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em nome dos demais ministros da Corte, iniciou a sessão plenária de abertura do ano judiciário forense do Tribunal nesta quarta-feira (1) prestando homenagem ao ministro substituto da Corte, Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no último dia 19.

O ministro lamentou a perda de Teori Zavascki, “nesse delicado e vertigioso momento por que passa o país, quando o sentimento de luto e tristeza se abateu sobre a magistratura e toda a sociedade brasileira”.

Segundo Gilmar Mendes, Teori Zavascki foi um notável magistrado de conduta austera e inestimável saber jurídico. “Teori nos deixa um precioso legado pela incansável defesa da Constituição, por sua contribuição pelo fortalecimento da democracia, pela ética e retidão que pautavam suas decisões”.

Sustentou que o ministro Teori foi irrepreensível em sua trajetória profissional. Salientou que a cordialidade peculiar do ministro “nos transmite a missão de dar continuidade ao seu mister na constituição da justiça e da cidadania, em um processo democrático transparente”.

O presidente do TSE afirmou ainda que “a emoção e a consternação pela despedida do amigo querido e juiz magistral, em tão dolorosa circunstância, torna ainda mais relevante a nossa responsabilidade de honrar sua memória, com a busca pela concretização da justiça”.

Em seguida, o vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolau Dino, em nome do Ministério Público, disse que o ministro Teori Zavascki, por meio de seus acórdãos em todos os caminhos que serviu durante sua trajetória profissional, marcou uma presença austera e equilibrada inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Para além das qualidades de um bom juiz, percebi no ministro Teori Zavascki que, para ser um bom juiz, é fundamental, antes de tudo, ser um homem bom. Que os deveres, as funções e as responsabilidades de um bom juiz podem até ser aprendidos em manuais, mas a matéria prima de tudo isso para frutificar e assumir feição jurídica deve estar inscrita em sua alma”, acentuou.

Em nome da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o ex-ministro do TSE Fernando Neves manifestou homenagem a Teori Zavascki. Fernando Neves ressaltou o caráter firme e a consistência jurídica do ministro falecido. Salientou que, antes mesmo de se tornar juiz do TSE, o ministro já participava dos assuntos referentes à Justiça Eleitoral. “O ministro Teori Zavascki permanecerá na história da Justiça Eleitoral por suas intervenções sempre claras e consistentes”, acentuou.

Fonte:TSE

Tags: homenagemJudiciárioTeori Zavascki

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.