Como que sintetizando o sentimento de todos os gestores municipais de Rondônia, o prefeito de Ariquemes, Thiago Flores, disse que a demanda por um uma diversidade de serviços é muito grande, indo dos problemas relativos às estradas coletoras e vicinais neste período chuvoso, passando pela educação com o início do ano letivo, entre outros, para desaguar nas dificuldades da gestão com os serviços de saúde pública.
Para ele, é preciso buscar não só um modelo com boas práticas para a gestão da saúde, mas também orientação dirigida e, principalmente, recursos financeiros, lembrando que no seu caso – o município de Ariquemes -, são enormes as responsabilidades, pois a atenção básica é voltada para praticamente todos os municípios da grande região do Vale do Jamari, fato que sobrecarrega a estrutura da saúde local e exige grande dispêndio financeiro da gestão para suportar o tamanho da demanda que tem tendência de crescimento contínuo.
A opinião de Thiago Flores foi de certa forma confirmada pelos prefeitos Edir Alquieri (Cacaulândia) e Glaucione Rodrigues (Cacoal) pela sintonia do entendimento e das necessidades de cada gestor. Para eles e os outros 43 prefeitos presentes no encontro, o evento tem o condão de indicar providências adequadas para os vários tipos de demandas, por ser possível conjugar as experiências individuais e promover a troca de informações e até modelos, medidas e atos para cada questão ou dificuldade do município.
ESTADO MAIOR PARCEIRO
Alquieri reclamou das dificuldades na gestão da saúde e até com a folha de pagamentos, mas disse que tem encontrado no governador Confúcio Moura o maior aliado de seu município. “É o nosso maior parceiro”, disse, citando o apoio que sempre recebeu para o transporte escolar, por exemplo, para a saúde, na recuperação das estradas vicinais e coletoras do município e, ainda, no apoio orientativo da administração, como a realização de eventos como o Workshop, que muito contribui para o acerto e sucesso da gestão.
Glaucione Rodrigues, diferentemente da maioria dos prefeitos, tem o apoio ampliado do estado no setor de saúde. O município de Cacoal sedia a complexa estrutura do Hospital Regional (HRC) e do Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro), para onde converge toda a demanda pelos serviços de saúde de média e alta complexidades das regiões Sul, Central e até da Zona da Mata do estado, suscitando ou ampliando as necessidades por outros serviços, especialmente na área social.
A prefeita de Cacoal fez ver que, embora haja uma grande estrutura de saúde do estado implantada em seu município – HRC e Heuro -, a gestão se ressente da falta de pessoal especializado e de apoio para colocar em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que conta com boa estrutura física e até equipamentos (estão chegando), mas ainda depende de recursos humanos para começar atender à população.
Glaucione Rodrigues enalteceu a ação do governo de Rondônia que sempre esteve presente, apoiando todas as administrações municipais. Para ela, sem as parcerias com o estado, os municípios estariam em grandes dificuldades. Ela ainda citou o apoio que tem recebido para recuperação das estradas municipais, para melhoria e asfaltamento de vias urbanas, no transporte escolar municipal, entre outros. “Esta semana estamos recebendo 25 ônibus novos para atender à comunidade estudantil de nosso município”, disse a prefeita, reconhecendo a importância do gestor municipal ter o governo estadual como parceiro.
Fonte: Secom