Deputado Alex Redano (PRB) anuncia a liberação de emenda parlamentar para o mês de junho, no valor de R$ 150 mil para aquisição de kits a gestantes do Projeto Mãezinha Rondoniense. O recurso servirá para a compra de fraldas descartáveis, mamadeiras, banheira, bolsa de maternidade, toalha de banho, roupas para recém-nascidos, travesseiros, entre outras utilidades básicas para o momento do parto.
Inicialmente Alex Redano priorizou o município de Ariquemes, mas diante da demanda, abraçou a causa e quer beneficiar as grávidas em todo estado. “Sabemos da grande necessidade das gestantes em Rondônia. Mães carentes que muitas vezes não tem condições de comprar o básico para o dia do nascimento do bebê. Nossa proposta é oferecer dignidade, num dos momentos mais importantes na vida de uma mulher”, frisou Redano.
Além disso, o projeto visa oferecer a mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acompanhamento durante o pré-natal, orientações e capacitação para o mercado de trabalho.
O deputado enaltece a preocupação do Poder Executivo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em dar suporte aos municípios, priorizando e melhorando os índices estatístico-epidemiológicos da assistência materna infantil.
Segundo ainda, Redano, o município de Ariquemes tem uma equipe comprometida com o atendimento à atenção básica, em especial às gestantes. Existe nas unidades básicas o chamado grupo gestante. Por intermédio dele as grávidas recebem orientações e tiram as dúvidas mais frequentes sobre o período de gestação.
Fonte:Assessoria