O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) divulgou nesta semana que mais de 1,5 mil títulos de eleitores foram cancelados em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com o Fórum Eleitoral do município, o cancelamento dos documentos aconteceu devido os proprietários não terem exercido e também não terem justificaram o voto nas últimas eleições. O prazo para regularizar a situação eleitoral encerrou no dia 2 de maio.
Segundo a chefe de cartório, Neilce dos Santos Silva, o município de Ariquemes possui duas zonas eleitorais e ao todo na 7ª zona eleitora foram 883 títulos cancelados, enquanto na 25ª zona eleitoral foram cancelados 660 títulos ao todo, totalizando 1.543.
Conforme o Fórum Eleitoral, a partir de agora os eleitores precisarão emitir um novo título. O cidadão deve comparecer a um cartório eleitoral, efetuar o pagamento das multas, no valor de R$ 3,51 para cada turno não votado e posteriormente emitir o novo documento.
A lista com os documentos necessários para refazer o cadastro pode ser consultado através do portão eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para emitir o novo documento, o cidadão precisá procurar um cartório eleitoral até maio de 2018, quando completam 150 dias que antecedem as eleições presidenciais ocorrida em outubro. Após esse período, o cadastro do eleitor será bloqueado e não terá a possibilidade e regularizar a situação eleitoral.
Sem o título de eleitor, o cidadão fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade. Não pode tomar posse em cargos públicos ou fica impedido de receber o salário caso já tenha tomado.
Também não terá direito a alguns tipos de empréstimos financeiros, não pode fazer ou renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais e também fica impedido de obter vários documentos.