sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão de Saúde discute o transporte de pacientes que fazem hemodiálise na capital

20/09/2017
in Política

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistencial Social (Cspas) da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta terça-feira (19) no plenário da Casa de Leis, para discutir a questão do transporte de pacientes que realizam o tratamento de hemodiálise em Porto Velho.

O deputado Dr. Neidson (PMN) presidiu a reunião, que também teve a presença de Geraldo da Rondônia (PSC). O encontro foi realizado com representantes da Associação Rondoniense de Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos e com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Juan Carlos Boado.

Francisco José do Nascimento, representante da Relação de Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil (Fenapar), afirmou que o transporte é uma questão muito sensível para quem faz hemodiálise. “A clínica antes disponibilizava o transporte e, ainda assim se constatavam muitos problemas. Percebo que hoje a dificuldade é maior, porque a clínica não dá mais essa assistência e não tem a disponibilização do transporte público”.

Segundo ele, que já teve de realizar o tratamento de hemodiálise, a maior parte das pessoas que necessita desse serviço tem renda baixa, não podendo chegar ou voltar para casa do hospital, após o procedimento sozinho. “A pessoa que ganha um salário mínimo não pode pagar pela alimentação adequada, pela estrutura e também por seu transporte e dar uma boa qualidade de vida para a própria família”, ressaltou e complementou: “Esse encontro é para sensibilizar a prefeitura para que eles disponibilizem o serviço ou que deem alguma outra solução para nós”, disse Francisco.

A paciente e também representante da Fenapar, Raquel Moreira, trouxe denúncias quanto ao atendimento da van e do transporte público. “O motorista da van já me ameaçou”. Segundo os colegas, a senhora também já foi maltratada ao tentar pegar o ônibus para tratamento, lhe sendo negado o atendimento do transporte quando ela está sozinha no ponto. Ela afirmou também que a van disponibilizada pela Semusa costuma carregar de 3 a 4 pacientes, sendo que a capacidade do veículo é bem maior e pode ser utilizada.

O adjunto da Secretaria de Saúde, Juan Carlos, após ouvir as denúncias, afirmou que irá fazer um levantamento de informações para saber quem está recebendo o atendimento da van e como a Semusa pode se mobilizar para ajudar os pacientes, que estão privados dessa assistência. “O nosso acordo dessa van com o Ministério Público é para carregar 10 pacientes. Segundo as informações que me foram repassadas, nós levamos 18. Estarei fazendo o levantamento dessas questões”.

Juan pediu para que a associação faça um ofício com todas as reclamações pertinentes para que as soluções possam ser dadas. “Eu tentarei esclarecer essas questões e me informar. Essas falhas devem ser corrigidas”. Quanto a denúncia de maus tratos, Juan afirmou que irá procurar o responsável e tomar as providências cabíveis.

Por fim, Neidson afirmou que irá convocar outra reunião com os dados já levantados e solicitará a presença de membros da Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para que se encontrem soluções viáveis ao problema de transporte dessas pessoas necessitadas. “Veremos a participação de cada órgão dentro dessa situação, para esclarecer e resolver todos os problemas levantados por vocês”, concluiu o deputado Neidson.

Fonte:Decom

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.