Numa audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado nesta terça-feira, 03, para discutir a regularização fundiária na Amazônia Legal, o senador Ivo Cassol (PP-RO) afirmou que o conflito agrário no país é o resultado da falta de gestão do governo federal. Cassol responsabilizou o Incra pela dificuldade em indenizar os proprietários de terras desapropriadas para fins de reforma agrária. “ Se o governo quiser regularizar, faz com facilidade. Agora o problema é que não querem indenizar. Querem tomar as propriedades na mão grande”, acusou Cassol. .
Emater.
Ivo Cassol voltou a criticar a gestão da Emater no estado de Rondônia. Segundo o senador, o atual governo da Cooperação sucateou o órgão e acabou com projetos importantes como o Inseminar, o programa 5 horas Máquina, o projeto de distribuição de sementes de milho, feijão e arroz, além da vacinação das novilhas de gado leiteiro. “ Reafirmo aqui que a culpa não é dos funcionários, mas sim do governo que transformou a Emater num cabide de emprego, sem recursos para fazer absolutamente nada pelo pequeno agricultor do estado”, criticou o parlamentar..
Caerd.
Cassol também atacou a gestão da Caerd (Companhia de Água e Esgoto de Rondônia). De acordo com o senador, durante sua gestão como governador do estado de Rondônia a gestão do órgão era compartilhada e eficiente. Para ele, a solução agora é privatizar o órgão. “ Não dá para a população pagar a conta da má gestão da Caerd. Querem endividar o estado para fazer o saneamento de Porto Velho, porque o Governo da Cooperação foi incompetente e perdeu aproximadamente R$600 Milhões de recursos federais, a fundo perdido em vez de executar as obras, devolveram o dinheiro e fizeram financiamento”, encerrou o senador. .
Fonte:Assessoria