A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, realiza uma capacitação voltada para Supervisores Municipais do Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz. O evento ocorre a partir desta segunda-feira (16) e segue até o dia 20 de outubro, no Mato Grosso Palace Hotel, em Cuiabá. O início está previsto para as 9h.
A Capacitação tem por objetivo formar os supervisores municipais no Guia da Visita Domiciliar e preparar estes para as capacitações dos visitadores municipais. Durante as aulas serão realizadas oficinas de orientação com recursos didáticos e aulas práticas para que os supervisores possam aprender a metodologia da visita domiciliar. A carga horária total do curso será de 40 horas.
O público prioritário a ser trabalhado são gestantes, crianças de até três anos e as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, bem como crianças de até seis anos e as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (PBC), e crianças de até seis anos e afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva.
Além da sede Cuiabá, os polos que estarão participando serão: Alta Floresta, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Sinop, Várzea Grande, Peixoto de Azevedo, Pontes de Lacerda, Diamantino, Primavera do Leste, Barra do Garças, Confresa e Juína.
Criança Feliz
O programa foi instituído pelo decreto nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes.
Entre as competências de Mato Grosso na execução do Primeira Infância, o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização intersetorial no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas e execução das ações programa.
Fonte: Assessoria