quinta-feira, 17 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Polícia Federal investiga propina de R$ 7 mi e repasse ao PT

21/11/2017
in Destaque, Polícia

A Polícia Federal cumpre 14 mandados judiciais, na manhã desta terça-feira (21), em nova fase da operação Lava Jato deflagrada em Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Sergipe.

Chamada de Operação Sothis, a 47ª fase da Lava Jato investiga o repasse ilegal de verbas para um funcionário da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Ex-gerente da estatal, José Antônio de Jesus foi preso em Camaçari, no recôncavo baiano, suspeito de receber R$ 7 milhões em propina e de fazer repasses ao PT, segundo informações da PF e do MPF (Ministério Público Federal).
Carregando…
Além da prisão temporária, a PF cumpriu cinco mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão.

Os repasses teriam ocorrido de setembro de 2009 a março de 2014 e foram revelados a partir do acordo de colaboração premiada de executivos de uma empresa de engenharia que tinha contratos com a Transpetro e realizava os pagamentos. Os nomes dos empresários não foram revelados.

“Houve um esquema político-partidário contínuo e duradouro na Transpetro, como na Petrobras. Os crimes praticados na Transpetro são uma nova frente de investigações da Lava Jato, em expansão“, afirmou o procurador da República Athayde Ribeiro Costa em comunicado.

De acordo com as investigações, o ex-gerente teria pedido inicialmente o pagamento de 1% do valor dos contratos da empresa com a Transpetro como propina para favorecer a empresa de engenharia em contratos com a estatal, mas o acerto final ficou em 0,5%.

“Este valor foi pago mensalmente em benefício do Partido dos Trabalhadores, de modo independente dos pagamentos feitos pela mesma empresa a pedido da presidência da Transpetro, e que eram redirecionados ao PMDB”, afirmou a Procuradoria da República no Paraná em comunicado.

Uma das empresas investigadas, a Sirius, operava o esquema de repasses para uma empreiteira não identificada.

As investigações sobre o esquema de corrupção na Transpetro já resultaram em denúncias da Procuradoria-Geral da República contra políticos, como os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Renan Calheiros (PMDB-AL), com base na delação premiada do ex-presidente da estatal, Sérgio Machado.

Fonte:Reuters

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: Bahia e SergipeLava JatoSanta CatarinaSão Paulo

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.