Carille deve manter formação tática que rendeu dois títulos ao Timão em 2017
Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Com esquema tático consolidado no 4-2-3-1, o Corinthians sagrou-se campeão paulista e brasileiro em 2017. Para 2018, o técnico Fábio Carille tinha o plano de alterar a formação tática para 4-1-4-1. Mas a ideia, ao menos por ora, deve ficar só no papel, já que Pablo e Guilherme Arana, pilares da defesa alvinegra, deixaram o clube.
“Já tem um tempo que estou querendo organizar uma linha de quatro e um meio-campo mais solto, um volante para Rodriguinho e Jadson. Com essas saídas, não sei se consigo começar assim como eu quero”, contou o comandante em entrevista ao UOL.
“É um quebra-cabeça. Começo a pensar diferente para 2018. Queria dois jogadores de velocidade pelo lado, com meio-campo mais técnico. Mas agora dou um passinho para trás”, completou.
Na temporada passada, a linha defensiva corinthiana foi formada foi Fagner, Balbuena, Pablo e Arana, além do goleiro Cássio. Com o 4-1-4-1, Carille tinha como ideal dar mais entrosamento à linha de quatro atletas.
Leia também: Corinthians é o grande paulista que mais perdeu jogadores titulares
Outra intenção do treinador corinthiano que caiu por terra foi a de ter 90% do elenco definido na reapresentação da equipe, que acontece já nesta quarta-feira. Vale ressaltar que, além da saída de atletas da defesa, o Timão também se despediu do centroavante Jô, que fechou com o Nagoya Grampus, do Japão.
Até o momento, porém, apenas um reforço foi anunciado para 2018: trata-se do atacante Júnior Dutra, que atua pelos lados do campo. O também atacante Lucca, que em 2017 jogou pela Ponte Preta por empréstimo, pode ser reintegrado.
Os primeiro compromissos do Corinthians acontecem nos dias 10 e 13, pela Florida Cup. PSV Eindhoven e Glasgow Rangers, respectivamente, serão os adversários do time alvinegro no torneio disputado na Flórida, Estados Unidos.
Veja mais em:
Fábio Carille e Elenco do Corinthians.