Mais de 200 pessoas realizaram o procedimento em 2017
A partir deste sábado, 3, o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) realizará mais um mutirão de cateterismo. A ação começa a partir das 7h e segue até terça-feira, 6. No ano passado foram atendidos 202 pacientes em oito ações. Para esta etapa estão previstos 39 atendimentos e um segundo mutirão será realizado ainda em fevereiro.
Conforme o diretor do DPADI (Departamento de Políticas e Apoio ao Diagnóstico por Imagem), Tarcíso Meyra, a continuidade nos mutirões faz com que a unidade consiga zerar a demanda reprimida e realizar os exames praticamente sem filas de espera. “Isso é bom para o paciente não esperar pelo atendimento, e é bom para a gestão, que com planejamento, consegue prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, reforçou.
Antes de serem atendidos, os pacientes passam por uma avaliação clínica para verificar quem está apto no primeiro momento a realizar o exame. As pessoas que não apresentaram condições clínicas para realizar o procedimento médico são reagendadas para o próximo mutirão.
EXAME – O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, quando necessário, os casos de obstrução das artérias coronarianas, que são as que nutrem o músculo cardíaco.
O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida. Os exames são realizados no Setor de Hemodinâmica pelos cardiologistas Luís Carlos Vieira Matos, Marcelo Nakashima e Maurício Nakashima.
