• Contato
domingo, 29 maio, 2022
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Seminário avalia as políticas públicas do governo estadual para as comunidades quilombolas do Maranhão – Maranhão

06/05/2018
em Maranhão
Share on FacebookShare on Twitter

imagem06-05-2018-19-05-31

imagem06-05-2018-19-05-32

Seminário avalia as políticas públicas do governo estadual para as comunidades quilombolas do Maranhão. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Igualdade Racial, realizou na última sexta-feira (04), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, o II Seminário do Programa Maranhão Quilombola, com o objetivo de apresentar, monitorar e avaliar as ações programadas para as comunidades de quilombos no âmbito do Programa Maranhão Quilombola.

Secretarias de estado e órgãos como a Sedes, SES, Agerp, Seduc e Sedihpop apresentaram partes de seus planejamentos estratégicos que envolvem ações desenvolvidas em comunidades rurais quilombolas das diversas regiões do Estado.

Dentre estas ações a secretária adjunta de Renda e Cidadania da Sedes, Ana Gabriela Borges, destacou que a pasta realiza a campanha estadual de autoidentificação de povos e comunidades tradicionais, cujo objetivo é conscientizar as famílias dos grupos específicos, assegurando a localização e a inclusão das famílias em situação de extrema pobreza ainda não cadastradas no CadÚnico.

Segundo a secretária-adjunta a campanha percorrerá os 217 municípios do Estado, iniciando pelas comunidades quilombolas e, em seguida, será a vez dos 30 municípios inseridos no Programa Mais. A campanha é coordenada pela Sedes e conta com a parceria das secretarias de estado de Igualdade Racial (Seir) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Além desta ação também foi destacada a capacitação de 150 técnicos em municípios com territórios quilombolas para atendimento nos CREAS, além da política de segurança alimentar com a implantação da cozinha comunitária na comunidade quilombola de Marudá, em Alcântara, única experiência do tipo no Brasil.

A coordenadora de Pesquisa Agroindustrial da Agerp, Marluze do Socorro Pastor, destacou importantes ações do órgão voltadas para comunidades quilombolas, como a entrega de kits de irrigação para agricultores familiares quilombolas, oficinas de comercialização de produtos quilombolas para o mercado de compras institucionais e emissão de centenas de Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAPs) para comunidades quilombolas.

Foram também apontadas ações da Secretaria de Estado da Educação, como a construção e reconstrução de escolas quilombolas, com salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de diretoria, almoxarifado, secretaria, sala de professores, sala de arquivo, cozinha, dispensa, banheiros com acessibilidade feminino e masculino e pátio central que atende como espaço de recreação para os alunos.

Para além da questão estrutural das escolas quilombolas, foi apresentada outra importante ação da Seduc no sentido de fortalecer e dar mais autonomia às escolas que ofertam a educação quilombola no estado, com o decreto do governador Flávio Dino, que transformou seis anexos escolares em Centros de Educação Quilombola, nos municípios de Mata Roma, Itapecuru, Vargem Grande, São Vicente de Ferrer e Vitória do Mearim.

Outras ações destacadas foram o seletivo para Professores do Ensino Médio regular e quilombola e a Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola.

No âmbito das ações da Secretaria de Saúde, a  chefe do departamento de Educação em Saúde da SES, Claudiana Cordeiro, pontou os atendimentos em saúde da Caravana Maranhão Quilombola e o processo de escutas territoriais que levaram à criação da política estadual de saúde integral da população negra, além da integração do projeto Minha folha, Minha cura, ao Farmácia Viva.

O secretário dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ressaltou ações da pasta como o combate à violência no campo, a operação baixada livre e as ações de regularização fundiária dos municípios do Mais IDH, incluindo territórios quilombolas.

Para Gonçalves, as ações do Programa Maranhão Quilombola são bastante positivas. “Alguns aspectos vale a pena salientar. Primeiro, é a presença do governo do estado nas cinco rotas que foram estabelecidas prioritariamente para iniciar ações com as comunidades quilombolas; segundo, é a presença de ações concretas, como os diques de produção da baixada, as escolas quilombolas, as ações de saúde em quilombos e o combate à invisibilidade da população negra nas políticas públicas do Maranhão”.

O secretário de igualdade racial, Gerson Pinheiro, avalia bem as ações do governo estadual para a população quilombola. “Este é o segundo seminário e a gente faz uma avaliação muito positiva porque estamos cada vez mais aprimorando o funcionamento do programa enquanto um sistema que abarca a ação de várias secretarias que implementam suas políticas públicas voltadas para os quilombos”.

“Nós estamos fazendo e vamos deixar para os próximos anos um planejamento que vai possibilitar que a gente avance no sentido de dar visibilidade ao povo negro e fazer a inclusão socio-econômica com participação no desenvolvimento do estado”, completou o secretário.

O que é o Programa Maranhão Quilombola

O Programa Maranhão Quilombola tem suas ações pautadas na implementação de estratégias e ações que garantam melhores condições de vida à população quilombola. Suas ações serão executadas através de parcerias entre a SEIR e as secretarias e órgão do governo estadual, com os demais entes federados e ou a iniciativa privada.

O programa realiza ações em municípios com comunidades quilombolas e se organiza a partir dos quatro eixos: acesso a terra; infraestrutura e qualidade de vida; desenvolvimento local e inclusão produtiva; direito e Cidadania.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/seminario-avalia-as-politicas-publicas-do-governo-estadual-para-as-comunidades-quilombolas-do-maranhao
Cirurgião Dentista Dr. Rodrigo Leite se casa em uma das festas mais famosas do Brasil

Cirurgião Dentista Dr. Rodrigo Leite se casa em uma das festas mais famosas do Brasil

28/05/2022
Cantor baiano Luís Martins prepara novo álbum autoral com arranjos do maestro Cristovão Bastos

Cantor baiano Luís Martins prepara novo álbum autoral com arranjos do maestro Cristovão Bastos

28/05/2022
Câmara aprova projeto que limita alíquotas sobre combustível e energia

Câmara aprova projeto que limita alíquotas sobre combustível e energia

26/05/2022
Terremotos no Peru e Bolívia são sentidos em Porto Velho; prédios do TJ e MP foram evacuados

Terremotos no Peru e Bolívia são sentidos em Porto Velho; prédios do TJ e MP foram evacuados

26/05/2022

Siga Folha Nobre no Facebook

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
  • Rondônia

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.