sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Brasil precisa aproveitar disputas internacionais para aumentar acordos de comércio, sugerem debatedores

07/05/2018
in Política

O Brasil deveria aproveitar o atual cenário de disputas no comércio internacional para aumentar seus acordos comerciais com países e blocos, sugeriram nesta segunda-feira (7) os participantes do quinto painel do ciclo de debates “O Brasil e a ordem internacional: estender pontes ou erguer barreiras?”, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Doutores em Economia, ambos os debatedores convidados falaram sobre as oportunidades e desafios para o Brasil diante das disputas comerciais internacionais, principalmente as protagonizadas pelos Estados Unidos com a China e em relação a produtos como aço e alumínio. Para eles, o Brasil precisa seguir a tendência mundial e fechar mais acordos de importação e exportação, principalmente com nações ou blocos de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Coreia do Sul e Japão.

O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Lucas Pedreira do Couto Ferraz informou que atualmente mais da metade de todo o comércio global é feito por meio dos mais de 270 acordos comerciais regionais em todo o planeta. Para ele, o Brasil precisa deixar de lado o preconceito de que exportar é melhor que importar. O professor disse que todo país que é grande exportador é também grande importador.

Ele defendeu a diminuição das tarifas de importação brasileiras, principalmente de bens intermediários (componentes elétricos, borracha e plástico, por exemplo) e de bens de capital (máquinas, equipamentos e materiais de construção), como forma de o país ter uma maior inserção no comércio internacional. Isso também ajudaria no incremento do PIB, afirmou.

— Temos as maiores tarifas de bens de capital e de bens intermediários do mundo. Como a gente vai se integrar desse jeito? — disse.

O diretor do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), José Tavares de Araújo Júnior, disse que os atuais movimentos protecionistas do governo Donald Trump nos Estados Unidos seguem a tradição daquele país de medidas protetivas seletivas e temporárias, principalmente em governos de representantes do Partido Republicano.

Para ele, se o Brasil diminuir suas tarifas de importação de maneira gradual, os custos de produção da economia nacional ficariam mais baratos.

Ele sugeriu que o Brasil promova uma reforma portuária inspirada em grandes portos do planeta, como Roterdã, na Holanda, e Xangai, na China. Essa reforma, ressaltou, tem que priorizar a governança corporativa da autoridade portuária para eliminar as influências políticas nos portos e dar mais transparência ao setor. Com isso, o Brasil caminharia mais rápido para a integração internacional.

A audiência pública interativa foi conduzida pelos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Valdir Raupp (PMDB-RO). A CRE é presidida pelo senador Fernando Collor (PTC-AL) e tem como vice-presidente o senador Jorge Viana (PT-AC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/07/brasil-precisa-aproveitar-disputas-internacionais-para-aumentar-acordos-de-comercio-sugerem-debatedores

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.