• Contato
segunda-feira, 16 maio, 2022
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Câmara aprova criação da Política Nacional de Leitura e Escrita

09/05/2018
em Política
Share on FacebookShare on Twitter

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem aos Dez Anos de Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dep. Maria do Rosário (PT   RS)
Maria do Rosário: “A leitura e a escrita são habilidades imprescindíveis para uma educação de qualidade, emancipadora, que permita aos cidadãos buscarem sua independência intelectual”

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta do Senado que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita (PL 7752/17), como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil.

Proposta pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), a política será elaborada a cada dez anos pelos ministérios da Cultura e da Educação, de forma participativa, assegurada a manifestação do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Nacional de Política Cultural e de representantes de secretarias estaduais, distritais e municipais de cultura e de educação, da sociedade civil e do setor privado.

As metas e ações estabelecidas serão implementadas pelos ministérios, em cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios e com a participação da sociedade civil e de instituições privadas.

As diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita incluirão:
– a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas;
– o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito;
– o fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas;
– a articulação com as demais políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do País, especialmente com a Política Nacional do Livro, instituída pela Lei 10.753/03;
– o reconhecimento das cadeias criativa, produtiva, distributiva e mediadora do livro.

Mudança no texto
A aprovação na CCJ só foi possível após um acordo entre a relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), que pediu a retirada do trecho que previa que o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito poderia ser feito por meio de ações afirmativas.

Marcos Rogério explicou que pediu que a expressão “políticas afirmativas” fosse substituída na proposta por “estímulo à leitura” porque, segundo ele, “a expressão políticas afirmativas está associada a outros temas dentro da Câmara”.

Maria do Rosário, por outro lado, disse que tem um entendimento diferente sobre o que seriam políticas afirmativas, e que a proposta tem o “objetivo exclusivo de diminuir a desigualdade no acesso à leitura”. Mas ela aceitou a mudança para garantir a aprovação do texto, após a garantia pela mesa da CCJ de que essa não seria considerada uma modificação de mérito e, portanto, não levaria a proposta de volta para nova análise no Senado.

O projeto tramitou em caráter conclusivo e, portanto, segue para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/557053-CAMARA-APROVA-CRIACAO-DA-POLITICA-NACIONAL-DE-LEITURA-E-ESCRITA.html
Henrique Manzione se prepara para lançar carreira musical

Henrique Manzione se prepara para lançar carreira musical

16/05/2022
Mc yronika Lança Clip da Música Diva, Grande Sucesso Na Itália

Mc yronika Lança Clip da Música Diva, Grande Sucesso Na Itália

15/05/2022
Miss e atriz Barbara Vitorelli está contando os minutos para participar novamente do Red Carpet de Cannes

Miss e atriz Barbara Vitorelli está contando os minutos para participar novamente do Red Carpet de Cannes

14/05/2022
Mãe de Laryssa, menor assassinada, recebe ameaças de morte em Ouro Preto do Oeste

Mãe de Laryssa, menor assassinada, recebe ameaças de morte em Ouro Preto do Oeste

14/05/2022

Siga Folha Nobre no Facebook

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • Concursos
  • Rondônia

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.