quinta-feira, 3 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Politec implanta Grupo de Atuações em Perícias Especiais

09/05/2018
in Mato Grosso

Com a missão de aperfeiçoar e garantir um atendimento técnico-pericial especializado nos eventos e situações emergenciais e de alta complexidade, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) implementou o Grupo de Atuação em Perícias Especiais  (GAPE).

A aula inaugural do Curso de Formação é realizada nesta segunda-feira (14.05), no auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, às 14h. O evento contará com a palestra do Perito Criminal Federal Carlos Eduardo Palhares Machado, ex-chair da Interpol.

O Grupo, criado a partir do decreto nº 839 de 06/02/2017, será formado por uma equipe de 20 profissionais da perícia oficial e identificação técnica, com diferentes especialidades para, juntos, analisar e ponderar sobre todos os vestígios encontrados nos eventos, correlacionando-os e, a partir das conclusões obtidas, melhor nortear as investigações em curso, respeitando as jurisdições e instituições envolvidas. O grupo será composto por peritos oficiais (criminais, médicos legistas, odontolegistas), técnicos em necrópsia e papiloscopistas. 

O campo de atuação será voltado para ocorrências de desastres, como acidentes aéreos e catástrofes naturais, ocorrências que envolvam ações do crime organizado, e crimes com múltiplas vítimas.

Conforme o chefe de operações do GAPE, perito criminal Luis Paoli Schiffino Gomez, a criação do Grupo veio ao encontro da necessidade do Estado em dispor de uma equipe multidisciplinar especializada para a atuação em perícias especiais. “Uma vez que tais situações exigem uma resposta rápida do Estado, na forma de ações integradas e coordenadas, com a participação das diferentes forças de segurança pública e defesa civil, desempenhando suas funções dentro do limite de suas respectivas habilidades, especialidades e competências”, explica. 

O Diretor Geral da Politec, Reginaldo Rossi do Carmo,reafirmou que o trabalho de identificação das vítimas nessas situações requer profissionais com conhecimentos específicos em identificação humana, além dos exames periciais necessários à elucidação dos fatos.

“Também, em crimes contra a vida humana que envolvem vasta quantidade de elementos, aparentemente dispersos e desconexos, verificados em locais distintos e sem qualquer relação visível, nos quais se fazem indispensáveis a presença de profissionais da perícia criminal e identificação técnica, com diferentes especialidades para, juntos, analisar e ponderar sobre todos os vestígios encontrados, correlacionando-os e, a partir das conclusões obtidas, melhor nortear as investigações em curso”, citou.

Histórico

Compondo uma equipe formada por apenas dois peritos criminais da Politec, o atual Diretor Geral da Politec, Reginaldo Carmo participou, juntamente com peritos e papiloscopistas da Polícia Federal, na coleta de identificação das 154 vítimas da queda do voo 1907 da Gol ocorrido no ano de 2006, no norte de Mato Grosso.

A experiência presenciada no local despertou a necessidade de preparação da Politec para atuar em eventos com múltiplas vítimas. Em 2010, a instituição normatizou um Plano de Ação em parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal, para normatizar a atuação da instituição nestes casos. Em 2014, deu início ao treinamento dos profissionais, para planejar as ações de resgate e identificação de vítimas de desastres em massa.

O conjunto de ações, treinamentos, visitas técnicas e experiências vivenciadas pelos profissionais resultou na implantação em 2017, do Grupo de Atuações em Perícias Especiais da Politec.

Treinamento

O curso básico de atuação em perícias especiais será composto por módulos, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer, Corpo de Bombeiros Militar, Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Batalhão de Operações Especiais (BOPE-MT) e Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). O primeiro módulo do curso, de Equipe Aerotransportada terá início no dia 18/05.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9734499

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.