quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Reeducandos de MT se destacam em concurso nacional de redação

09/05/2018
in Mato Grosso

Oito reeducandos de Mato Grosso receberam premiação e certificados de participação na 3ª edição do Concurso de Redação promovido em 2017 pela Defensoria Pública da União (DPU), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional. Com o tema “Mais direitos, menos grades”, o concurso nacional foi direcionado a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas de todo o país e também à população privada de liberdade, incluindo os sistemas penitenciário e socioeducativo. 

De 6.600 redações inscritas, 5 mil delas foram de reeducandos de todo o país. Em Mato Grosso, o concurso foi estimulado pelos professores da Escola Estadual Nova Chance que atuam nas unidades prisionais, com destaque para a cadeia feminina de Nortelândia que teve seis reeducandas certificadas entre as melhores redações. 

Nesta quarta-feira (09.05), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos entregou a premiação e certificados encaminhados pela DPU. A primeira colocada no concurso, Izabel Andrieli, que ganhou a liberdade há três meses, recebeu um tablet como prêmio. Em segundo lugar ficou a reeducanda Luciana Marques e em terceiro um reeducando da Penitenciária de Sinop, que receberam um certificado e medalha de participação. 

imagem10-05-2018-03-05-32O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fausto Freitas, lembrou do esforço das unidades  em assegurar espaços para que mais reeducandos possam participar de atividades educacionais, propiciando alternativas que os retirem da ociosidade. 

Presente à entrega, o defensor público-geral de Mato Grosso, Sílvio Jeferson de Santana, parabenizou as participantes e equipes das unidades prisionais que se empenham no dia a dia para garantir que os reeducandos tenham a chance de estudo e, consequentemente, de melhores oportunidades. 

O concurso da DPU foi dividido em cinco categorias: Redação I – para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e da modalidade Jovens e Adultos (EJA);  Redação II – alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio (regular, ensino técnico e EJA seriado);  Redação III – alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio, em cumprimento de medida socioeducativa;  Redação IV –alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA, em situação de privação de liberdade no sistema prisional brasileiro;  Redação V – pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena no Sistema Penitenciário e Categoria Escola – para estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar com a comunidade escolar local, em torno do tema do concurso. 

imagem10-05-2018-03-05-35Participaram também da entrega da premiação o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores; subdefensores públicos Márcio Dorilêo e Caio Cezar Zuin, defenssor André Rossignollo; presidente da Fundação Nova Chance, Dinalva Oriede; diretores das unidades prisionais de Nortelândia e Arenápolis, Adriana Quinteiro e Aloir Jardim e o superintendente penitenciário, João Fernando Feitoza.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9732312

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.