terça-feira, 1 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Relatório do IFI aponta melhora lenta, mas consistente na atividade econômica

09/05/2018
in Política

Em seu relatório de acompanhamento fiscal de maio, a Instituição Fiscal Independente (IFI) reitera o diagnóstico de que a economia brasileira está em processo de recuperação sistemática, ainda que lento e enfrentado algumas dificuldades.

De acordo com o diretor-executivo do IFI, Felipe Salto, o quadro econômico do país tem melhorado, apesar da existência de certo nível de ociosidade e da elevação da incerteza dos agentes econômicos quanto ao desempenho futuro.

— Quer dizer, nós estamos em uma recuperação, mas com alguma dificuldade. Isso é evidenciado pela incerteza que aumentou significativamente e pela questão da capacidade ociosa. Por outro lado há indicadores também que mostram alguns sinais positivos compensando um pouco essa história — disse Felipe Salto.

O relatório estima um crescimento da ordem de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2018. Na avaliação de Felipe Salto esse número pode ser considerado “expressivo” pelo fato de a economia brasileira ter passado recentemente, entre 2015 e 2016, por um período de queda significativa.

Pelo documento, a recuperação econômica vem ocorrendo há vários meses, sendo possível verificar uma melhora no mercado de trabalho, ainda que esta esteja pautada na questão do setor informal.

— O mercado formal ainda não está melhorando. Mas no cômputo geral você já vê uma tendência. E os indicadores de indústria, de comércio, todos esses que a gente analisa no relatório, eles indicam uma tendência de alta, mas como eu disse nos últimos dados mensais com um certo tropeço — explica Felipe Salto.

Evolução da dívida

Conforme o estudo da IFI, a dívida pública deverá crescer até 2023 para atingir cerca de 86,6% do PIB, tomando como mais provável a ocorrência de um cenário base, nem otimista e nem pessimista.

— Quer dizer, se a lição de casa for feita, se o ajuste fiscal continuar, se nós conseguirmos uma combinação de medidas que envolvem também o crescimento econômico que tem uma importância muito grande nessa matéria, aí sim a dívida cresce um pouco, mas ela passa a cair a partir de 2023 e 2024 — alertou ele.

Política e economia

Na avaliação de Felipe Salto, as escolhas políticas dos governantes que serão eleitos na próximas eleições serão muito importantes para determinar os rumos que a economia brasileira vai trilhar a partir do próximo ano.

—Então estratégias mais afeitas ao ajuste fiscal podem levar no médio prazo e longo prazo a um crescimento econômico mais alto. Porque isso significa uma sustentabilidade da dívida melhor, uma taxa de juros mais baixa de maneira perene, e aí sim os investimentos e o consumo recuperam. Então de fato essas coisas estão intensamente e intrinsecamente  relacionadas — afirmou.

IFI

Criada há três anos com o objetivo de ampliar a transparência das contas públicas, a IFI divulga mensalmente estudos, relatórios e notas técnicas sobre decisões da equipe econômica do governo federal e avalia as medidas necessárias para o equilíbrio das contas.

Acesse a íntegra do relatório através deste link: https://www12.senado.leg.br/ifi/publicacoes-1/relatorio/2018/maio/raf-relatorio-de-acompanhamento-fiscal-mai-2018 .

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/08/relatorio-do-ifi-aponta-melhora-lenta-mas-consistente-na-atividade-economica

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.