quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia do Campo é celebrado com ações educativas – Maranhão

10/05/2018
in Maranhão

imagem10-05-2018-21-05-32

imagem10-05-2018-21-05-33

Feirinha do servidor no evento . (Foto: Divulgação)

Em comemoração ao Dia do Campo, celebrado anualmente em 10 de maio, o Governo do Estado realizou na Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), uma programação especial para avaliar as ações direcionadas à educação no campo e para a produção de alimentos saudáveis. O evento foi promovido nesta quinta-feira, no SAE do Jardim São Francisco e contou também com a feirinha do servidor.

A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e participação ativa na sociedade. No campo são exploradas diversas atividades, com destaque para a agricultura familiar. Entre os desafios enfrentados pelas famílias rurais nesse contexto, aponta-se para a geração de alimentos que possam abastecer a população mundial, sem causar prejuízos para o meio ambiente.

Para a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da SAF, Luciene Dias Figueiredo, a celebração de datas como essa serve para promover também a avaliação dos projetos e programas de Governo, voltados para as escolas do campo, que são pautadas na pedagogia de formação por alternância. “A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), entende que a educação é essencial para o desenvolvimento no campo e, por isso, investiu por meio de chamada pública R$ 532.985,10 mil nas escolas de formação por alternância, totalizando 33 unidades e beneficiando 1.368 alunos”, informou a secretária adjunta.

Luciene ressaltou ainda que a SAF está avançando no apoio à educação no campo, assim como nas políticas de acompanhamentos aos povos tradicionais, extrativistas e ribeirinhos. “Só podemos realizar um trabalho eficaz no campo se realmente continuarmos trabalhando em parceria e se promovermos a integração nas ações de Governo, para que elas possam chegar a quem realmente precisa”, enfatizou Luciene.

imagem10-05-2018-21-05-35

Feirinha do servidor no evento . (Foto: Divulgação)

Na oportunidade, as professoras municipais de Lagoa Grande e de Zé Doca, relataram o compromisso do Governador Flávio Dino com a educação do Campo. Olga Oliveira, professora da Casa Familiar Rural (CFR), do município de Zé Doca, conta que na escola estudam 40 jovens, filhos de agricultores e agricultoras de toda a região e de cidades vizinhas como: Araguanã, Santa Luzia do Paruá e Newton Bello.

O curso de nível médio é profissionalizante (técnico em agropecuária) e tem duração de três anos. A Pedagogia de alternância, utilizada como método de ensino, intercala um período de convivência na sala de aula, com outro no campo, para dinamizar os conhecimentos e diminuir a evasão escolar em áreas rurais. A professora informa ainda que tanto a CFR de Zé Doca, Santa Luzia e do município de Pindaré, também recebem apoio do governo.

“É muito gratificante ouvimos depoimentos dos pais dos alunos afirmando que eles agora valorizam o trabalho no campo. Nosso objetivo não é retirar os jovens do campo, mas trazer para o campo desenvolvimento e qualidade de vida”, pontuou Olga.Já a professora de Agricultura Geral, do município de Lagoa Grande, Cristiane Mendes, informa que a Escola Roseli Nunes está localizada no assentamento da Reforma Agrária e atende 127 alunos, com base também na educação de pedagogia por alternância.
Comitê de Educação do Campo

O Comitê de Educação do Campo reúne entidades da sociedade civil e instituições do poder público, com a coordenação executiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Também participam Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra- MST, União das Associações das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão – UAEFAMA, Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar), Assessoria das Casas Familiares Rurais do Maranhão (IRCOA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Supervisão de Educação escolar quilombola e educação para relações étnico-raciais. (SUPEQUERER), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Organização Mundial da Educação Pré-Escolar no Maranhão (Omep-MA), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Maranhão – FETAEMA.

imagem10-05-2018-21-05-36

Feirinha do servidor no evento . (Foto: Divulgação)

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/noticias/dia-do-campo-e-celebrado-com-acoes-educativas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.