quarta-feira, 2 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comissão do Parlasul fará relatório sobre violação a direitos humanos

11/05/2018
in Política

Temas como péssimas condições de encarceramento, violência policial e desrespeito aos direitos de moradores de favelas foram debatidos na sexta-feira (11) em uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Parlamento do Mercosul (Parlasul), no Rio de Janeiro. A comissão vai elaborar um relatório sobre a situação de todos os países do bloco. O encontro ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Pesquisadores e integrantes de movimentos sociais relataram deficiências do país na garantia dos direitos humanos da população e situações em que o próprio Estado é o violador desses direitos, como no sistema penitenciário. A comissão é presidida pela parlamentar argentina Cecilia Britto e tem ainda representantes de Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Pelo Brasil, participam o senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ).

A presidente da comissão lembrou que a audiência no Brasil ocorre após visitas à Venezuela, ao Uruguai e ao Paraguai e que é preciso defender os direitos humanos independentemente de preferência política.

— Os direitos humanos não têm ideologia nem fronteira. São seres humanos que precisam dos lugares que ocupamos para garantir seus direitos — disse.

Humberto afirmou que o país passa por um grave momento político, econômico e social e que a instabilidade é resultado das políticas implementadas pelo governo de Michel Temer. O senador disse que as autoridades precisam encontrar e punir os responsáveis pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes e protestou contra a prisão do ex-presidente Lula, condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

— Talvez hoje, entre os países do Mercosul, o Brasil é um daqueles onde a questão dos direitos humanos e das garantias dos direitos individuais está sendo mais agredida, de forma sistemática e de diversas maneiras. A execução bárbara de Marielle e Anderson é um exemplo. O caso de Lula, preso sem qualquer prova, injustamente, é outra das maiores evidências dessa degradação do estado democrático de Direito — afirmou o senador.

Ele criticou a decisão da Justiça do Paraná de vetar a visita de comitiva da Comissão de Direitos Humanos do Parlasul à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, esta semana, para ver o ex-presidente.

Ditadura

O senador também citou a descoberta do pesquisador Matias Spektor, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de que assassinatos de opositores à ditadura militar eram feitos com autorização expressa do então presidente da República Ernesto Geisel (1907-1996). O general comandou o país entre 1974 e 1979.

— É mais uma prova do erro que cometeram os setores conservadores que deram sustentação ao golpe militar, os mesmos que hoje aplaudem a prisão de Lula sem provas e defendem o armamento de civis — acusou Humberto.

Com Agência Brasil e assessoria do senador Humberto Costa

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/11/em-audiencia-do-parlasul-humberto-diz-que-governo-temer-leva-o-brasil-a-grave-instabilidade

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.