sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Fiscalização apreende 30 kg de pescado irregular, canoa e rede de arrasto

11/05/2018
in Mato Grosso

A Equipe de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), capturou, na tarde desta quarta-feira (09.05), 30 kg de pescado irregular, que foi doado para o Hospital de Santo Antônio de Leverger. Também foram apreendidos uma canoa e uma rede de arrasto.

A apreensão aconteceu na região de Bonsucesso (8 km de distância do Centro de Várzea Grande) durante patrulhamento pela água. Os fiscais flagraram pescadores que estavam fazendo o uso ilegal da rede de arrasto, e que fugiram com a chegada dos mesmos. Os peixes capturados são das seguintes espécies: Curimba, Piava e Piraputanga.

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, a irregularidade aconteceu pela pesca predatória com rede e pela falta de medida dos peixes permitida por lei. “Estamos em período da lufada, momento em que os peixes sobem o rio, e por isso estão mais vulneráveis para captura”, explica.

 

Lufada

A lufada é um fenômeno no qual os peixes formam cardumes e começam a retornar para subir os leitos dos rios.

 

Regras da pesca

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

 

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

 

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9743171

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.