quinta-feira, 3 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MG sediará encontro internacional sobre Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

18/07/2018
in Brasil

Belo Horizonte sediará, de 09 a 11 de agosto, o III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, com a proposta de gerar negócios e promover a temática junto aos empresários de pequenos negócios. As Indicações Geográficas (IG) propiciam a valorização da região, dos produtores e de seus produtos, enquanto as marcas coletivas auxiliam produtos ou serviços no posicionamento de mercado. O evento abrigará painéis sobre o tema, entre os quais está o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento regional, além de agendas de negócios e feira aberta ao público.

O Sebrae apoia as Indicações Geográficas desde 2002, conforme explica o diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, Vinícius Lages. ““As indicações geográficas são fundamentais para destacar a importância do processo de fabricação de produtos e seus ingredientes, fortalecendo a origem regional e o uso de elementos singulares da cultura e dos territórios. Esse mecanismo agrega valor ao produto final no posicionamento nos mercados, destacando suas diferenças e qualidade em relação a outros produtos genéricos”, defende Lages. Por isso, o Sebrae promoverá, no dia 10, o Desafio Tecnológico Indicações Geográficas, com soluções nas áreas de qualidade, sustentabilidade e mercado. Na sequência, serão lançados o Catálogo Digital de Indicações Geográficas e a publicação Certificando a Origem.

A realização conta com a participação da Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Propriedade Industrial da França, além do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

IG e Marcas Coletivas

O queijo canastra é um ingrediente amado por chefs de cozinha na mesma medida em que o artesanato de bordado filé vem conquistando profissionais da moda.  “O que pouca gente sabe é que a Indicação Geográfica de ambos os produtos faz a diferença fundamental na comercialização, tanto do queijo que leva o nome da serra mineira da Canastra, quanto do bordado das Lagoas Mundaú-Manguaba, de Alagoas”, explica a especialista em propriedade industrial do Sebrae, Hulda Giesbrecht.

As Indicações Geográficas estão previstas na Lei de Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), na forma de Indicação de Procedência, que é o nome geográfico do país, cidade, região ou localidade, que tenha se tornado conhecida como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto, e na forma de Denominação de Origem, para designar produtos cujas características se devam exclusivamente ou essencialmente ao meio geográfico de onde vieram. Nos dias 9 e 10, o Sebrae Minas abrigará os seminários técnicos e o Desafio Tecnológico Indicações Geográficas. No dia 11, o Museu Abílio Barreto receberá uma feira de produtos de Indicação Geográfica. 

O Evento abrigará painéis sobre o tema, entre os quais o debate para a criação de um selo brasileiro para produtos de Indicação Geográfica, a exemplo do que faz a Europa, que possui selos específicos e discute o assunto há mais de cem anos. “Será um passo importante no processo da criação do selo e um debate essencial sobre a legislação brasileira para a Indicação Geográfica, pois a que temos ainda é incipiente”, afirma Hulda. O vinho do Porto é considerado o primeiro produto com Indicação Geográfica do mundo. “O selo é uma forma de melhorar a comunicação com o consumidor”, conclui.

SERVIÇO:

III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

  • 9 e 10/8, a partir das 8h30, seminários técnicos

Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte.

  • 11/8, a partir das 9h, Feirinha Aproxima – Edição especial: Feira de produtos com registro de Indicação Geográfica e Marca Coletiva/Oficinas de degustação e Espaço de Alimentação

Parte externa do Museu Histórico Abílio Barreto — Av. Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim, Belo Horizonte.

Para inscrição no evento, clique aqui 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=c60460d9a98a4610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.