sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pauta Feminina debate autonomia econômica e superação da violência

26/07/2018
in Política

Realizado fora do Senado pela segunda vez em sua história, o projeto Pauta Feminina levou a Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, o debate sobre “Independência econômica: superar obstáculos para prevenir violências e promover autonomia”.

O encontro foi coordenado pelo chefe substituto do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Planaltina, Walber Jean Borges, e mobilizou dezenas de moradores da região, que se abrigaram sob uma tenda branca na parte externa do Centro.

Maria Terezinha Nunes, gestora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado Federal, representou a Diretoria-Geral e fez uma compilação de importantes passos da Casa em direção a garantia de direitos das mulheres.

A gestora lembrou que, desde 2005, o Datasenado faz uma pesquisa bienal, por telefone, sobre a violência contra as mulheres Ela também mencionou a adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça; a criação do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; o curso de educação à distância “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha”; e o Programa de Assistência à Mulher em Situação de Violência, que prevê a destinação de 2% das vagas a mulheres em situação de violência. A iniciativa tem tido grande repercussão, sendo um dos pontos destacados no projeto Senado nas Casas Legislativas, que corre o país disseminando as práticas de igualdade de gênero da Casa.

Alexandra Luciana Costa, atual subsecretária de Políticas para Mulheres do Governo do Distrito Federal, elogiou a realização do debate em Planaltina.

— Essa Pauta Feminina itinerante torna possível ocupar os espaços e estimular o diálogo para ouvir a sociedade civil, destacou.

Perda de prioridade

Durante o debate, Tamara Naiz, integrante da União Brasileira de Mulheres e pesquisadora em História Econômica do Brasil, disse que as estatísticas indicam que há um aumento da violência contra as mulheres em Brasília, fato que ela associa à perda de poder da subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Distrital, que já foi uma secretaria autônoma.

Para Lúcia Bessa, presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Familiar da OAB-DF, as mulheres não devem pensar nisso apenas a partir do quadro local.

— É visível que nós mulheres não somos prioridade para esse governo. Depois de muitas mudanças, o governo fez mais uma sem consultar o Conselho Nacional de Políticas de Mulheres, tirando a pasta de mulheres da Presidência da República e subordinando-a ao Ministério dos Direitos Humanos”, criticou a advogada.

Da Assessoria de Comunicação da Procuradoria Especial da Mulher

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/07/26/pauta-feminina-debate-autonomia-economica-e-superacao-da-violencia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.