terça-feira, 1 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Convênios e homenagens comemoram o crescimento do agronegócio no Brasil

27/07/2018
in Brasil

Nesta sexta-feira (27), o Sebrae realizou o “Prospera Agro”, evento que celebrou o Dia do Produtor Rural, do Agricultor e da Agricultura Familiar. Especialistas de diversos segmentos do agronegócio se reuniram para debater a importância dos pequenos negócios rurais na economia brasileira, na biodiversidade e na regulamentação de leis que impactam suas atividades.

Heloisa Menezes, diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, participou da cerimônia de abertura e destacou que o Brasil tem mais de 5 milhões de propriedades rurais, de acordo com o Censo Agro 2017. Sendo que mais de 70% das propriedades rurais têm entre um e 50 hectares, demonstrando a importância da pequena propriedade rural no cenário do país. “Celebramos hoje parcerias estratégicas para o pequeno produtor rural, mas não só para ele, visamos todo o Brasil e as cadeias produtivas de vinho e suínos, além da tecnologia gerada pela Embrapa para melhoria da produtividade no campo”, complementou.

A assinatura de seis convênios marcou a abertura do evento. Os convênios de cooperação técnica e financeira com a Embrapa estão voltados para as seguintes temáticas: “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais: Agregação de Valor e Tecnologia”; “Aquicultura com Tecnologia e Sustentabilidade – Aquitech”; “Mapa de Oportunidades de Apoio à Valorização de Produtos Agroalimentares”; e “Agroecologia e Produção Orgânica – Conhecimentos e Tecnologias para Sistemas Produtivos mais Sustentáveis”, e contam com a parceria da Fundação Eliseu Alves (FEA). Elísio Contini, diretor presidente da FEA, relembrou que acompanha o setor de agronegócio há 40 anos e observa o quanto o segmento avançou. “Este ano, devemos fechar próximos a U$$ 100 bilhões em exportações. Cinco vezes mais que no ano 2000. Isso se deve aos investimentos no setor, que tornaram fundamental o progresso que alcançamos”.

Já na cadeia vitivinícola, onde o Sebrae atua há mais de duas décadas, o convênio auxilia na percepção positiva de qualidade e para fortalecer o processo comercial do vinho brasileiro no mercado interno. Oscar Ló, presidente do Ibravin, destacou a importância da parceria com o Sebrae para o desenvolvimento da cadeia produtiva de vitivinícola. “É importante que a gente conheça a real dimensão que este setor possui. Apenas neste ano, o Rio Grande do Sul teve uma safra de 663 mil toneladas. Só na região sul temos mais de 14.500 pequenos produtores que trabalham diretamente com a uva”, ressaltou Oscar Ló. No âmbito do projeto, são realizadas diversas ações, entre elas o Qualidade na Taça – que qualifica o trade; promoção dos vinhos brasileiros em feiras, eventos, concursos, entre outros; consolidação do Programa Alimento Seguro (PAS) Uva para Processamento; sensibilização e qualificação para o Simples Nacional; e promoção das indicações geográficas de vinhos do Brasil.

Com a ABCS, as frentes são o Innovasui, que tem como meta contribuir para a inovação e estruturação da cadeia de valor da suinocultura, por meio da gestão do conhecimento e da interrelação entre os segmentos da atividade visando à sustentabilidade dos produtores de suínos brasileiros. Por sua vez, o Integrasui visa aprimorar a gestão da cadeia de valor da suinocultura brasileira, por meio da integração de todos os seus elos para o compartilhamento de objetivos comuns, identificando as lacunas existentes e transformando-as em resultados que fomentem o empreendedorismo e aumentem a competitividade dos produtores de suínos do Brasil. “Devido a essa grande parceria, conseguimos elevar o nível na suinocultura brasileira à quarta maior produção mundial e nos firmar como um dos mercados mais competitivos do mundo”, destacou Marcelo Lopes, presidente da ABCS.

Palestra e homenagens

A manhã também foi marcada pela condecoração simbólica dos produtores rurais. Marina Sauter, produtora rural do município de Gameleira de Goiás (GO) e integrante do projeto “Negócio Certo Rural” – realizado por meio da parceria Sebrae e Senar, recebeu das mãos de Vinicius Lages, diretor de Administração e Finanças do Sebrae, e de Andréa Barbosa Alves, diretora de educação profissional do Senar, a homenagem. “É uma honra estar aqui representando todos os produtores rurais do Brasil. É uma tarefa árdua, com obstáculos e muito trabalho, mas é muito gratificante oferecer os nossos produtos de qualidade para a população”, disse Marina.

Complementando a programação, o presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, abordou o tema “Papel dos pequenos negócios rurais em um país considerado o celeiro de alimentos do mundo” na palestra magna do evento. Lopes ressaltou que o Brasil tem instituições sólidas, um arsenal de políticas públicas para alavancar o desenvolvimento do país, além de talentos e uma base de recursos naturais inigualáveis. “O Brasil tem tudo para chegar bem em 2030 e dar um salto seguro em direção de 2050. Para conseguirmos isso temos que fortalecer os pequenos negócios e a agricultura, que é pilar da nossa economia”, destacou. Durante a tarde, também foram realizados os painéis “Biodiversidade, produção orgânicas e mercados de nicho” e “Regulamentação de leis que impactam os pequenos negócios rurais”.

 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=f27703d0db7d4610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.