terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Quero ganhar do América!

27/07/2018
in Santos FC

Por: Odir Cunha

Neste domingo, às 19 horas, o Santos FC enfrenta o América Mineiro na Vila Belmiro e as perspectivas são boas, pois no Urbano Caldeira o Alvinegro jamais perdeu para o rival. Em sete partidas, venceu cinco e empatou duas, marcou 21 gols e só sofreu oito.

Porém, a invencibilidade santista não se estende a todos os confrontos entre ambos. Até hoje o Santos FC já enfrentou o América Mineiro em 18 oportunidades, com 11 vitórias, três empates e também quatro derrotas, 35 gols marcados e 19 sofridos. E mesmo não perdendo na Vila, o Santos FC já empatou duas vezes com o rival, em casa, em jogos do Campeonato Brasileiro.

Curiosidades

Santos FC e América foram fundados em abril de 1912. Enquanto o Glorioso Alvinegro Praiano veio ao mundo no dia 14, o América nasceu no dia 30.

Na primeira partida entre ambos, em 13 de fevereiro de 1944, a vitória foi do time mineiro, que venceu por 4 a 1 um amistoso realizado em seu antigo estádio, o Otacílio Negrão de Lima, em Belo Horizonte.

A maior goleada do confronto é um 7 a 2 obtida pelo Santos FC em um amistoso jogado na Vila Belmiro em 6 de maio de 1956.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2016 o Santos FC foi derrotado em Minas Gerais por 1 a 0, mas devolveu o marcador no último jogo do campeonato e assegurou o segundo lugar na competição.

Além do Mineiro, o Santos FC já enfrentou os seguintes times chamados América: de Santos, São Paulo; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; Santa Catarina; São José do Rio Preto, São Paulo; Cali, Colômbia; do México; IA Sud América, do Uruguai e também o antigo América da capital paulista, que anteriormente tinha o nome de CA Silex.

Técnicos que dirigiram o Santos FC contra o América/MG

– Antônio Fernandes, Pepe, Muricy Ramalho e Dorival Júnior, duas vezes cada.

– Armando Erbisti, Osvaldo Brandão, Niginho, Lula, Mauro Ramos de Oliveira, Zé Duarte, Ramos Delgado, Leão, Giba e Cabralzinho, uma vez cada.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Viola, 4 gols.
2 – Pepe, 3 gols.
3 – Djalma Duarte e Pagão, dois gols.
4 – Alemãozinho, Antoninho, Odair, Nicácio, Rildo, Dicá, Edu, Mazinho Oliveira, Orlando Amarelo, Nenê Belarmino, Mazinho Bueno, Aílton Lira, Messias, Edmundo, Robert, Marcelinho Carioca, Borges, Edu Dracena e Ricardo Oliveira. Marcaram contra a favor do Santos FC: Zezé, Anderson, Wilson e Gilson, um gol.

Campeão do Quadrangular de Belo Horizonte

Por Guilherme Gomez Guarche

Após o título Paulista de 1935, o Santos FC teve outras conquistas menores, como o torneio Início da LPF em 1937, a Taça Cidade de Santos e a Taça das Taças e, em 1949, a Taça da Cidade de São Paulo. Mas faltava uma competição importante, e ela veio em 1951 com a conquista do Torneio Quadrangular de Belo Horizonte.

Nesse torneio, depois de estar vencendo o Cruzeiro por 4 a 3, o Santos FC venceu o América por 1 a 0, gol de Nicácio. Na terceira partida derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 0, terminando a competição com três vitórias, à frente do América, que venceu Cruzeiro e Atlético.

Para derrotar o América, então a equipe mais forte de Minas, o técnico Niginho escalou o Santos FC com Robertinho, Hélvio e Expedito; Nenê, Pascoal e Ivan; Cento e Nove (Alemãozinho), Antoninho (Nando), Nicácio, Odair e Pinhegas.

Fonte: www.santosfc.com.br/quero-ganhar-do-america

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.