sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Sebrae adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres

28/07/2018
in Brasil

O Sebrae passou a fazer parte de um grupo de mais de 170 entidades públicas e empresas que aderiram aos Princípios de Empoderamento das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU). A adesão, que vai fortalecer o empreendedorismo feminino no país, foi firmada nesta sexta-feira (27), pela diretora técnica e presidente em exercício da instituição, Heloisa Menezes, e pela representante da ONU Mulher no Brasil, Nadine Gasman. Atualmente, o Brasil conta com 24 milhões de empreendedoras, número pouco inferior ao universo masculino, que é de 25,4 milhões. “Este é um ato de grande simbolismo para as mulheres e para o Sebrae. Temos a capacidade de agir de forma efetiva na economia em todo o País, seja no Amazonas, seja em São Paulo”, disse Heloisa Menezes O Sebrae já trabalha com o desenvolvimento sustentável esgota, essa iniciativa vai ampliar o empreendedorismo feminino. “Este ato ajuda a deixar mais clara a nossa proposta, que é o empreendedorismo que transforma. E as mulheres têm essa capacidade de transformar”, destacou. No evento, Heloisa Menezes anunciou que o Sebrae desenvolveu um projeto-piloto a ser levado para nove estados. “Vamos alcançar esse tipo de empreendedorismo por meio da capacitação, sensibilização e inteligência”, explicou. Ela se referiu à cartilha “Mulheres de Negócios”, feita pela diretoras do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Maristela França, e Cassiana Abritta, do Distrito Federal. Essa publicação, conforme Heloisa, vai ajudar na promoção da igualdade entre homens e mulheres. Segundo a ONU Mulher no Brasil, pelas estatísticas, o país, assim como o restante do mundo, apresenta uma situação em que as mulheres ainda estão atrás dos homens em relação ao empreendedorismo. “Apesar disso, é possível afirmar que a igualdade de gêneros é um bom negócio”, ressaltou Nadine Gasman.

Segundo ela, os estudos comprovam que, caso as mulheres tivessem o mesmo papel dos homens nas empresas, isso representaria um acréscimo de US$ 25 trilhões no mercado ou 26% do Produto Interno Bruto (PIB) global anual até 2025. “Este foi o inicio de uma parceria muito importante”, observou Nadine, ao se referir à adesão do Sebrae aos Princípios. “Temos que mudar as coisas de forma acelerada e o Sebrae sabe fazer”, complementou. Durante o evento, foram realizados dois painéis sobre os temas “Liderança feminina e negócios” e “O papel das redes no empreendedorismo feminino”, com a apresentação de casos de sucesso e experiências de empresárias e líderes do setor. O primeiro, aberto por Nadine Gasman, abordou os movimentos que surgiram para valorizar a mulher nos negócios, como Ana Fontes, da Rede de Mulheres Empreendedoras, que hoje reúne 500 mil pessoas. “Aprendi que é possível mobilizar sem ter dinheiro e vi que tinha muita gente fazendo coisas boas pelo País”, afirmou Ana, que começou seu trabalho por meio de um blog na internet. Segundo a representante da ONU Mulher, a criação de redes é importante, mas ressalta que é imprescindível haver apoio. Para Dulcejane Vaz, do Grupo Mulheres do Brasil, a política tem que ser da igualdade para todos. “Precisamos andar de mãos juntas, os homens e as mulheres, para melhorar a sociedade”, explicou. Em outro painel, a empresária Agda Oliver, Prêmio Sebrae Mulher de Negócio 2013, contou que decidiu abrir uma oficina mecânica dedicada às mulheres, depois de ter sido enganada. “Todos foram contra, mas o Sebrae me apoiou e deu certo”, explicou. Com a experiência de 16 anos na Apex-Brasil, Adriana Rodrigues explicou ao público, majoritariamente feminino, as chances que as mulheres podem ter para vender seus produtos ao exterior, ao apresentar o Projeto Mulheres na Exportação. “Há chances de atrairmos investimentos para empresas lideradas por mulheres”, observou Adriana. Já para Cristina Castro, hoje é fundamental que as mulheres tenham sua liberdade financeira. Ela é embaixadora no Brasil de dois programas do Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos. “Precisamos formar alianças, confiar na pessoa ao nosso lado”, assinalou.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=82c82872c9dd4610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.