segunda-feira, 14 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Papel social das indicações de origem é destacado em evento

11/08/2018
in Brasil

As indicações geográficas foram reconhecidas como indutoras do desenvolvimento social de regiões pobres do país pelas autoridades presentes na abertura do III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, nesta quinta-feira, no Sebrae Minas. O evento prossegue até sábado, com painéis, oficinas, rodadas de negócio e uma feira de degustação de produtos com indicação de origem.

Diante do auditório lotado, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vinicius Lages, afirmou que: “Indicações Geográficas são ferramentas estratégicas para a busca de convergência de padrões de qualidade, ao mesmo tempo que permitem posicionar pequenos negócios no mercado com maior escala, apoiando-se nas estratégias destas marcas territoriais coletivas” Representante do Ministério da Agricultura, Pedro Alves Corrêa Neto acrescentou que a sustentabilidade deve ser destacada na comunicação dos produtos com indicação de origem. “Precisamos enxergar as nossas cadeias produtivas. O Brasil é uma referência mundial em políticas de proteção do meio ambiente, nas quais se investe muito dinheiro público. Os produtos de indicação geográfica acumulam conhecimento no manejo com a terra, que vem geralmente dos pequenos produtores. Então, a sustentabilidade deve ser um componente que agrega valor ao produto”, afirmou. Gilles Pecassou, ministro-conselheiro da Embaixada da França no Brasil, destacou a forte presença francesa no evento. Ele ressaltou que o país tem mais de 700 produtos registrados com indicação de origem. Segundo Gilles, as políticas públicas da França têm como principais características o fortalecimento das comunidades, a proteção do meio ambiente e o aperfeiçoamento dos produtos. “Eu fico feliz que o Brasil esteja começando a pensar na possibilidade de aderir ao protocolo de Madri”, afirmou. Luiz Otávio Pimentel, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), destacou a importância social das indicações e marcas coletivas. “Um dos elementos mais importantes das Indicações Geográficas é o território, é a cultura desenvolvida ali, o conhecimento acumulado”, disse. “Por isso, não adianta apenas um único produtor, é preciso articular a comunidade em torno da sua própria cultura e conhecimento, e para isso o Sebrae tem sido fundamental”, concluiu.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=516ec06dcef15610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.