domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Tema de audiências de autoridades públicas poderá ser divulgado

13/08/2018
in Política

Projeto sobre a divulgação de audiências concedidas por agentes públicos está na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta (PLS 78/2018) altera a Lei de Conflito de Interesses na Administração Pública Federal (Lei 12.813/2013), que trata de situações que configuram conflito de interesses envolvendo ocupantes de cargo ou emprego no Poder Executivo federal, os requisitos e restrições a autoridades que tenham acesso a informações privilegiadas, os impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego e as competências para fiscalização, avaliação e prevenção desses conflitos. Atualmente, submetem-se a esse regime os ministros, ocupantes de cargos de natureza especial ou equivalentes, presidentes ou diretores de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista; e funcionários que ocupam postos de chefia tipo Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), níveis 6 e 5 ou equivalentes. Adicionalmente, a lei também atinge atualmente os ocupantes de cargos ou empregos cujo exercício proporcione acesso a informação privilegiada capaz de trazer vantagem econômica ou financeira para o agente público ou para terceiro.

O PLS 78/20418 estende a abrangência da lei para o presidente da República, o vice-presidente da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores, os presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, os ministros do Tribunal de Contas da União e o procurador-geral da República.

O projeto ainda detalha a divulgação das agendas dessas autoridades que precisam conter o registro de eventos públicos, a informação sobre audiências e reuniões com o objetivo do encontro e a lista de participantes, a agenda de missões ou viagens a serviço, os eventos político-eleitorais, entre outros compromissos.

O texto exclui da obrigação de divulgação da agenda as situações consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado, as que envolvam segredo de justiça e as que podem afetar preços de mercadoria, bem ou serviço, para citar alguns itens.

O autor do projeto, senador José Pimentel (PT-CE), afirma que a Lei de Conflito de Interesses trouxe importantes regras sobre a divulgação das agendas das autoridades públicas no Brasil. No entanto, falta aplicar as normas de transparência ao presidente e ao vice-presidente da República, e a titulares de cargos importantes no Legislativo e no Judiciário.

Para Pimentel, o projeto visa tornar expressa a extensão do dever de divulgar as agendas dessas autoridades e disciplinar seu conteúdo e as ressalvas necessárias, tomando como base, inclusive, as recomendações constantes do Guia de Transparência Ativa do Poder Executivo federal do Ministério de Transparência e Controladoria Geral da União e a própria Resolução 11/2017, da Comissão de Ética Pública.

Como o PLS é terminativo na CCJ, caso aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado. Se sancionada, a lei entra em vigor na data da publicação no Diário Oficial da União.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/08/13/tema-de-audiencias-de-autoridades-publicas-podera-ser-divulgado

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.