quinta-feira, 3 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Um jogo pra valer

16/08/2018
in Santos FC

Por: Odir Cunha

Todo santista do planeta Terra sabe que o jogo deste sábado, às 16 horas, contra o Sport, na Vila Belmiro, vale muito. Se vencer, o Glorioso Alvinegro Praiano ultrapassa o adversário, sai da zona de rebaixamento e começar a subir na tabela.

Acabei de consultar Horácio Lopes, responsável pelo setor de arrecadação do Santos, e nesta quinta-feira ao meio-dia em que escrevo fiquei sabendo que 6.400 ingressos já foram vendidos para o jogão. No alto de sua experiência, Horário diz que teremos mais de 10 mil pessoas apaixonadas no Urbano Caldeira. Maravilha. Está mais do que na hora de abraçar o time. Algo me diz que este ano ainda teremos muitas alegrias.

Quanto ao Sport, o Santos não teve jogos decisivos contra esse rubro-negro pernambucano. Só me lembrei das quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1998, em que o Santos perdeu a primeira partida em Recife e depois ganhou duas seguidas na Vila para passar à semifinal quando, para variar, foi prejudicado pela arbitragem no confronto com o alvinegro paulistano. Esse confronto com o Sport será relembrado abaixo em um artigo do historiador santista Guilherme Gomez Guarche.

Segundo o nosso Centro de Memória, até agora Santos e Sport se enfrentaram em 45 oportunidades, sendo 38 partidas pelo Campeonato Brasileiro, cinco em amistosos e duas pela Copa do Brasil. O Santos obteve 19 vitórias, 15 empates e foi derrotado 11 vezes, marcando 67 gols e sofrendo 48.

Apenas pelo Campeonato Brasileiro foram 38 jogos, com 16 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, 55 gols marcados e 38 sofridos.

Se selecionarmos apenas os duelos realizados na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, veremos que em 16 jogos o Santos venceu 10, empatou seis e só perdeu um, no ano passado. Nesses confrontos o Alvinegro marcou 28 gols e sofreu nove.

Principais artilheiros santistas do confronto

1 – Coutinho, 5 gols.

2 – Gabriel e Guga, 4 gols.

4 – Kléber Pereira e Viola, 3 gols.

No primeiro jogo, sete gols!

O amigo Guarche nos informa que os dois times se enfrentaram pela primeira vez em 30 de dezembro de 1941, uma terça-feira, em um amistoso na Vila Belmiro, e o Santos, com dois gols de Carabina, um de Antoninho e um de Ruy, venceu por 4 a 3. Os três gols do Sport foram de João Silva, apelidado Pirombá, que também jogou pelo Santos no período de 1943/44 e depois em 1946/1947, marcando 36 gols em sua carreira no Peixe.

Naquele dia o Santos jogou com José, Neves e Ayala; Figueira, Elesbão e Grardim; Armandinho, Zoca, Carabina, Antoninho e Ruy. Técnico: Dario Letona. O Sport utilizou Manezinho, Rubens e Zago; Pitola, Furlan e Bibi; Novomanuel, Ademir, Pirombá, Magri e Djalma.

Não tinha o VAR, mas tinha o Luciano do Valle

Por Guilherme Gomez Guarche

O VAR, sigla em inglês de video assistant refereeou árbitro assistente de vídeo, ainda não tinha sido inventado nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1998, quando Santos e Sport se enfrentaram. Como se sabe, esse recurso tecnológico só foi utilizado oficialmente no Brasil no dia primeiro deste mês de agosto, quando Santos e Cruzeiro se enfrentaram na Vila Belmiro pela Copa do Brasil.

Se ele já existisse no dia 21 de novembro de 1998, quando Santos e Sport se enfrentaram na Vila Belmiro, certamente resolveria em pouco tempo a confusão criada pelo que seria o terceiro gol santista, marcado por Eduardo Marques.

O Peixe precisava vencer para seguir adiante no campeonato, já que na primeira partida, disputada em Recife, o “Leão da Ilha” saira vencedor por 3 a 1. Em Santos, o Alvinegro vencia por 2 a 1 quando surgiu o lance que originou uma tremenda confusão e revoltou a fanática torcida santista presente no Urbano Caldeira. Na jogada, o meia santista acertou um forte tiro da intermediária e a bola entrou no gol pelo lado de fora, furando a rede do arco defendido pelo goleiro Bosco e indo se alinhar mansamente no fundo da meta do Sport.

O árbitro Jorge Travassos confirmou o gol, só que o quarto árbitro, Sálvio Spínola, alertou Travassos de que o lance houvera sido irregular, pois a bola entrara por fora: “Eu tinha a informação a olho nu, não vi na tecnologia, e fui avisar o Jorge Travassos de que ele realmente tinha que anular o gol. E ele anulou corretamente”, recordou Sálvio, hoje comentarista de arbitragem do canal ESPN. Sálvio se lembra também de que o repórter da TV Bandeirantes, Fernando Fernandes, foi muito xingado pelos torcedores do Santos, pois estes creditavam a ele a mudança da decisão do árbitro.

O repórter da Band explicou depois que a dúvida foi tirada pelo narrador, o saudoso Luciano do Valle, e não por ele, que nem assistira ao lance na tevê. Foi o dirigente santista Marco Aurélio Cunha quem retirou com segurança o competente repórter do gramado, já que a revoltada torcida santista queria “fazer justiça” com as próprias mãos.

O Santos venceu a partida por 2 a 1, com gols de Eduardo Marques e Robson Luis. Dirigido pelo técnico Émerson Leão, o time jogou com Zetti, Baiano, Sandro, Argel e Athirson; Marcos Bazílio, Narciso, Eduardo Marques e Robson Luis; Alessandro (Messias) e Viola.

O resultado positivo do time praiano determinou a realização de uma terceira partida, novamente na Vila Belmiro, para definir qual das equipes iria para as semifinais do Brasileiro, e o Peixe voltou a vencer o time nordestino, dessa vez por 3 a 0. Na semifinal, o Alvinegro acabou eliminado pelo sistema de goal average, diante do seu arquirrival da capital paulista.

Fonte: www.santosfc.com.br/um-jogo-pra-valer

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.