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PEC prevê que pluralismo de concepções psicopedagógicas norteie ensino no País

17/08/2018
em Política
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Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre as questões relativas à produção brasileira do Caju. Dep. Raimundo Gomes de Matos (PSDB CE)
Matos: A escola precisa organizar-se em função da aprendizagem do aluno, do seu bem-estar e de todos os envolvidos no processo de aquisição do conhecimento

Tramita na Câmara dos Deputados Proposta de Emenda à Constituição (PEC 432/18) que prevê, como princípio norteador do ensino no Brasil, o pluralismo de concepções psicopedagógicas.

Hoje a Constituição já prevê que o ensino seja ministrado com base no pluralismo de concepções pedagógicas.

Porém, para o autor do projeto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), a falta de conhecimento psicopedagógico do corpo docente está na raiz do fracasso escolar.

O parlamentar cita estudo realizado nas escolas públicas de São Paulo por pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), o qual revelou que, de cada quatro alunos que concluem o ensino fundamental, três saem do ensino fundamental sem saber ler, escrever e sem fazer as quatro operações matemáticas básicas.

“A prática da psicopedagogia, exercida por um profissional qualificado e especializado pode ajudar a reverte esse quadro”, opinou Gomes de Matos. “Esse profissional não só sana o problema de aprendizagem do indivíduo, como considera as características multidisciplinares do aluno, buscando aumentar a sua potencialidade, desempenho e habilidade”, completou.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial e depois votada pelo Plenário em dois turnos.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/561460-PEC-PREVE-QUE-PLURALISMO-DE-CONCEPCOES-PSICOPEDAGOGICAS-NORTEIE-ENSINO-NO-PAIS.html

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