Com as entregas das rodovias, população maranhense ganha com acesso e facilidades que novas estradas proporcionam.
Durante os quatro anos do primeiro mandato do Governador Flávio Divo, as rodovias maranhenses também fizeram parte das ações de esforços das equipes que, através da Secretária de Estado da Infraestrutura – Sinfra, atuaram em mais de mil e duzentos e setenta e oito quilômetros de rodovias. Foram mais de R$1,5 bi investidos na pavimentação de vários trechos importantes que cortam o Estado, dando mais acesso para quem trafega todos os dias pelas rodovias do Maranhão.
O Secretário de Estado da Infraestrutura – Sinfra, Clayton Noleto, fala da satisfação de todas as equipes em desenvolver projetos em trechos emblemáticos, que há anos não receberam nenhuma atenção do poder público, e que, através do Governo Flávio Dino, puderam ver de perto o sonho de se tornar realidade.
“Não tem preço ver ao longo desses anos a satisfação no olhar de cada morador que sofria com lama, poeira, que estava isolado na sua comunidade pela falta de acesso. Com muito trabalho e planejamento, conseguimos trazer não só o asfalto, mas a dignidade, o desenvolvimento que o maranhense merece”, reforçou.
Obras em destaque
A cada entrega de uma obra rodoviária, é uma comemoração para os moradores. Em 2017, a chegada da pavimentação da MA-329, por exemplo, mudou a vida da população de Itaipava do Grajaú e dos moradores dos povoados ao longo da rodovia. “Aqui atolava muito. Ficávamos duas ou três horas enganchados. Era ruim demais”, lembra o lavrador João Batista Santos. Com a chegada do asfalto, a realidade é outra.
Já na Região Tocantina, a lendária Estrada do Arroz era uma espera antiga, e que agora, é uma realidade de mobilidade para toda a região. “Quando eu cheguei na região do Bico do Papagaio, mais ou menos em 1978, já se ouvia falar na Estrada do Arroz. Mas só agora esse sonho se realizou para termos um desenvolvimento melhor”, diz a aposentada Raimunda da Silva.
Construída pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), a Estrada do Arroz recebeu investimentos de R$ 55 milhões para pavimentação de 44 km da via e recuperação de mais 11 km, beneficiando diretamente 35 mil pessoas em 25 comunidades rurais. A reestruturação da rodovia alcançou, ainda, pontes, interligações de pontes, passagens de concreto sobre rios e estradas vicinais.
Entregas de 2018
Quem mora na Região dos Cocais comemorou a implantação de dois trechos rodoviários da MA-034 interligando Buriti Bravo a Brejo de São Félix e Brejo de São Félix a Café Buriti. Os trabalhos incluíram preparo do solo, drenagem, implantação asfáltica e sinalização horizontal e vertical.
A Região dos Lençóis também recebeu pavimentação na MA-320, no trecho do povoado Sangue até a sede do município de Santo Amaro. A chegada do asfalto na região impulsionou o turismo, estimulou a economia e ampliou mais uma rota de lazer e cultura do Estado.
A pavimentação da MA-331 reduziu o tempo da viagem, uma vez que antes da estrada, quem precisava fazer o percurso entre São Domingo e Teresina, por exemplo, levava em média seis horas. Agora, esse tempo foi reduzido em duas horas. A Sinfra realizou, ainda, a sinalização horizontal e vertical da rodovia e construiu duas pontes de concreto, uma sobre o Rio Barrigudeira e a outra sobre o Rio Inhumas.
“Aqui era na piçarra, com bastante poeira. Graças a Deus a poeira acabou”, comentou a dona de casa Maria Graciana. A moradora Maria Felix explicou que a poeira reduziu muito. “Na minha casa era tudo vermelho de poeira, agora não tem nada disso” destacou.
Em andamento
A pavimentação das MA-014, conhecida como estrada do Peixe, mudou a realidade da comunidade das 74 comunidades pesqueiras e mais de 15 assentamentos que moram na região. Juntos, eles produzem mais de 1,7 mil toneladas de peixe. Agora, com a nova rodovia facilitando o escoamento, a expectativa é que possam aumentar a produção.
Já em Barra do Corda, na MA-282 no trecho que liga até Fernando Falcão, as obras de pavimentação para os mais de trinta e três quilômetros da rodovia também estão em ritmo avançado, com 90% das atividades já concluídas e já beneficia quem mora na região.
O lavrador Gilvan da Silva diz que, mesmo com a rodovia ainda em obras, o tempo de viagem já diminuiu. “Antes para ir até a rua eram três horas, agora a gente vai em 20 minutos”, conta Gilvan, que mora a cerca de 30 quilômetros da zona urbana. Atualmente, as equipes trabalham em seis trechos com mais de 80% da obra com os serviços avançados. São mais de trezentos e sessenta e quatro quilômetros de novos acessos, com um investimento superior a R$ 226 mi pelo Governo do Estado.
Investimentos
2015 – 96.030.006,38
2016 – 151.270.569,54
2017 – 156.708.703,42
2018 – 345.328.479,44 / obras concluídas
2018 – 768.720.823,23 / obras em andamento
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 1.518.058.582,01
RODOVIAS EM ANDAMENTO
MA-307 – PRESIDENTE MÉDICI / CENTRO DO GUILHERME
ESTRADA DO PEIXE – POVOADO ITANS / MATINHA
ENTR. MA – 225 BARREIRINHAS / PAULINO NEVES
SÃO BERNARDO/LUZILÂNDIA
MA-272 – BARRA DO CORDA / FERNANDO FALCÃO
SÃO RAIMUNDO DO DOCA BEZERRA AO ENT BR-226
MA-282 – LAGOA DO MATO / POVOADO GAVIÃO
BARREIRINHAS – URBANO SANTOS
MA-245 – LAGOA GRANDE / LAGO DA PEDRA
MA-318 – BOM JARDIM / SÃO JOÃO DO CARÚ
ENT. MA-122 (AMARANTE) – ENT. MA-280 (SITIO NOVO)
CORREDOR DE LIG.ENTRE A MA-201 COM AV JERONIMO DE ALBUQUERQUE
MA-312 – ARAIOSES-POVOADO MONTEVID
PONTE SOBRE O RIACHO PEDRA DE FOGO – NOVA IORQUE
PONTE SOBRE O RIO FLORES (LAJEADO NOVO/PORTO FRANCO)
MA-320 – SANTO AMARO / PRIMEIRA CRUZ
MA-007 – KM-50 AO POVOADO BATAVO (KM-135,00)
PASSAGEM FRANCA / SÃO JOÃO DOS PATOS
PONTE PERICUMA – CENTRAL BEQUIMÃO
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