sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Premiação de reeducandos marca início das aulas no Sistema Prisional « Acre

09/04/2019
in Acre

A educação é uma das principais formas de transformação de realidades. E é utilizando essa forte ferramenta que o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), tem auxiliado no processo de reintegração social da população privada de liberdade. A prova disso, foi a premiação de três reeducandos no concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU), edição 2018, que aconteceu nesta segunda-feira, na Unidade Penitenciária do Quinari.

Adriano Silva do Nascimento, Valcir de Oliveira Almeida e Erlisson da Silva Santos ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, no concurso que teve como tema a “Promoção dos direitos humanos e a garantia do acesso à justiça”. A premiação marcou o início do ano letivo de 2019 no Sistema Penitenciário Acreano.

O defensor público chefe da DPU em Rio Branco, Matheus Alves do Nascimento, afirmou que ver o esforço dos alunos do Sistema Prisional, em mudar suas situações e poder escrever sobre uma nova perspectiva de efetivação dos direitos humanos é gratificante. “A Defensoria Pública está aqui permitindo que esses alunos possam expor seus sentimentos, a vontade de mudar sua própria vida e a vontade de que haja justiça e igualdade para todos”, disse.

Primeiro colocado no concurso, Adriano Silva do Nascimento disse que já havia participado outra vez, mas que tinha dito para a professora que na segunda tentativa iria ganhar. Foram horas de muito estudo e de maior esforço possível para conseguir. “O estudo está acima de tudo. Se não tiver estudo, não tem nada. Esse é um incentivo a mais”, ressaltou.

imagem10-04-2019-01-04-25

A premiação marcou o início do ano letivo de 2019 no Sistema Penitenciário Acreano (Foto: Elenilson Oliveira/Asscom Iapen)

“Não posso perder essa oportunidade. Essa é uma oportunidade única”, afirmou o reeducando José Carlos Souza, que aos 38 anos tem a sua primeira chance de estudar. Ele afirmou que este é um momento de sonhar de novo. “Como eu não tenho estudo, hoje eu tive essa oportunidade de, mesmo preso, tentar dar um pouco de mim e aprender a ler e escrever e sair daqui com algum nível de estudo”, disse.

A gerente operacional do Iapen, Valéria Santos, explicou que a educação nos presídios do Acre é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com aulas ministradas dentro das unidades prisionais. “Esse ano, especificamente dentro da Unidade Penitenciária do Quinari, nós aumentamos a oferta de 60 para 80 vagas, dividida em quatro turmas. E nós vamos totalizar uma somatória de 300 vagas no estado todo”, afirmou.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/premiacao-de-reeducandos-marca-inicio-das-aulas-no-sistema-prisional

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.