sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Programa de Regularização Fundiária deverá alcançar 10 mil beneficiários no estado até 2019 – Maranhão

27/04/2019
in Maranhão

imagem27-04-2019-23-04-15

imagem27-04-2019-23-04-16Com investimentos em torno de R$ 20 milhões, o Governo do Maranhão incrementa o Programa de Regularização Fundiária e garante a titularização e dignidade a milhares de famílias maranhenses.

A ação é executada por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), e é uma das prioridades da gestão do governador Flávio Dino, que além de São Luís, vai intensificar suas ações em todo estado.

De acordo com o secretário Rubens Pereira Júnior, o Estado tem feito muitas concessões de títulos, o que representa a efetivação de uma política de inclusão social.
“A Secid tem a tecnologia própria, e o desafio da nossa gestão é a ampliar ação, tanto na zona urbana quanto na rural, como forma de alcançar maiores resultados e melhorar os índices de desenvolvimento humano do estado ”, afirma o secretário.

Ele ressalta “, ainda, que uma das metas da pasta é entregar até o final do ano 10 mil títulos de propriedades. “Estamos fortalecendo parcerias para legalizar áreas e assegurar gratuidade nos serviços cartorários, bem como garantir direito à moradia; acesso aos serviços públicos e promoção de qualidade de vida às famílias que mais precisam”, evidencia o gestor.

O Programa

A regularização fundiária consiste num conjunto de medidas que visa regularizar os assentamentos urbanos, a partir da entrega de certidões de registro de imóveis. A Secretaria das Cidades trabalha de forma mais abrangente, inclui ainda no processo, a averbação da área edificada, visando a garantia da função social à moradia, integrando-as ao contexto legal das cidades, o que denomina-se regularização imobiliária.

“A propriedade da área garante uma série de benefícios aos contemplados. Uma das mais significativas é poder vender o imóvel por meio de financiamento junto a instituições bancárias. Para muitas famílias, este é o maior estímulo ao investimento nos imóveis”, explica o gestor de Articulação Institucional da Secid, Carlito Reis.

A Regularização Fundiária é uma ação conjunta do Governo do Estado por meio da Secretaria das Cidades em parceria com os municípios, Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e associações de moradores. Ao todo já foram entregues cerca de 8 mil títulos.Além de São Luis, os municípios de Paço do Lumiar e Imperatriz foram beneficiados com a titularização.

As áreas beneficiadas foram: Cidade Olímpica, Residenciais Zumbi dos Palmares, Mercês, Abdalla I e II, em Imperatriz foram o residencial Habitat Brasil I e II.

Dando prosseguimento aos trabalhos, as equipes da Secid estão atuando em várias comunidades da Grande Ilha, como: os residenciais Edinho Lobão, Silvana, Nice Lobão, Nova Esperança. São assentamentos consolidados, que abrigam milhares de famílias.

A previsão de entrega dos títulos a essas comunidades está prevista para este semestre.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/desenvolvimento/cidades-e-desenvolvimento-urbano/programa-de-regularizacao-fundiaria-devera-alcancar-10-mil-beneficiarios-no-estado-ate-2019

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.