sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Às vésperas do Dia do Trabalho, pequenos negócios comemoram geração de empregos

29/04/2019
in Brasil

Às vésperas do Dia Mundial do Trabalho, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) no Brasil têm muito a celebrar. Apesar da economia do país não ter ainda se firmado e mesmo com os dados negativos apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) – 43,2 mil desempregados foram registrados no mês de março – as MPE foram as grandes responsáveis por manter o nível de emprego no primeiro trimestre de 2019, com quase 180 mil novos postos de trabalho. “O empreendedorismo é a grande mola propulsora do emprego. Os pequenos negócios, que respondem por 98,5% das empresas do país, são os principais geradores de vagas formais, abrindo caminho para a recuperação da economia”, analisa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Estudos feitos pelo Sebrae, com base em dados do ministério da economia, mostram que as micro e pequenas empresas são especialmente importantes para o público mais jovem, que busca o primeiro emprego. Em 2017, quando o levantamento foi realizado, os números do CAGED confirmaram que as MPE são a principal porta de entrada para o trabalho formal no Brasil. Segundo o estudo, os pequenos negócios deram a primeira oportunidade de emprego para a maioria (55%) do total de 1,4 milhão de pessoas que assinaram a carteira de trabalho pela primeira vez. Ainda de acordo com a pesquisa, 69,5% das 755,5 mil pessoas que foram contratadas pelas MPE e que tiveram a carteira assinada, pela primeira vez, em 2017, eram jovens com até 24 anos de idade.

Quando cruzadas as informações sobre o perfil do primeiro emprego, por sexo e nível de escolaridade, a avaliação do Sebrae revela que as mulheres com mais tempo de estudo (superior incompleto e superior completo) tiveram a preferência dos pequenos negócios, em 2017, superando a mão de obra masculina com mesmo nível. Outro aspecto importante que pode ser destacado no Dia do Trabalho é o aumento gradual do empreendedorismo por oportunidade, motivado pela identificação de uma demanda do mercado e ainda pelo desejo de realização pessoal. Em 2018, para cada empreendedor inicial – com até 3,5 anos de atividade – havia 1,6 por oportunidade. Os dados são do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2018), realizado no Brasil pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

A proporção de empreendedores por oportunidade vem aumentando gradativamente desde 2015, auge da crise econômica brasileira, chegando a 62% em 2018. No ano passado, mais de 15 milhões de brasileiros empreendiam por oportunidade, número 60% superior ao de empreendedores por necessidade. E o que mais chama a atenção: ter o próprio negócio já figura na quarta colocação entre os principais sonhos dos brasileiros, enquanto fazer carreira numa empresa aparece em oitavo lugar.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=95c003255db5a610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.