segunda-feira, 30 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

MP restringe papel do Estado no controle na fiscalização da atividade econômica – Notícias – Portal da Câmara dos Deputados

02/05/2019
in Política

O Congresso Nacional recebeu na terça-feira (30) a Medida Provisória 881/19, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. O texto estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e regulamenta a atuação do Estado como agente normativo e regulador.

A MP define direitos essenciais de pessoa natural ou jurídica para o desenvolvimento e o crescimento econômico do País, dispensa autorizações para atividades de baixo risco destinadas ao sustento próprio ou da família e diz que é dever da administração pública e de entes vinculados evitar o abuso do poder regulatório – exceto em cumprimento a previsão explícita em lei.

Ao assinar o texto da medida provisória, o governo pretende estimular o empreendedorismo. “Nós buscamos, num linguajar meu, usado há muito tempo, é tirar o Estado do cangote [de quem quer produzir]”, disse Jair Bolsonaro.

Ontem, em pronunciamento na TV e no rádio, o presidente reiterou que a MP pretende restringir o papel do Estado no controle e na fiscalização da atividade econômica. “Esse é o compromisso do meu governo com a plena liberdade econômica, única maneira de proporcionar, por mérito próprio, e sem interferência do Estado, o engrandecimento de cada cidadão”, afirmou.

Regulamentação
Os direitos previstos na medida provisória não se aplicam a situações que envolverem segurança nacional, segurança pública ou sanitária ou saúde pública; quando se tratar de defesa da concorrência, direitos do consumidor e demais disposições protegidas por lei; e em alguns casos relacionados a empresas públicas ou sociedades de economia mista.

Conforme a MP, regulamento federal deverá definir o que serão consideradas atividades de baixo risco, mas poderá haver legislação estadual, distrital ou municipal específica sobre esse tema – nesse caso, o Ministério da Economia deverá ser informado.

As propostas de edição e de alteração de normas de interesse geral, editadas pela administração federal, incluídas autarquias e fundações, serão precedidas da realização de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que conterá informações e dados sobre os possíveis efeitos do ato proposto para verificar a razoabilidade do seu impacto econômico. No caso das agências reguladoras, ideia semelhante consta da proposta de lei geral atualmente em análise no Senado (PL 6621/16).

Nas disposições finais, a MP promove uma série de alterações em temas diversos de interesse das empresas. As decisões sobre temas tributários no âmbito federal, por exemplo, caberão a um comitê formado por Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Também extingue o Fundo Soberano do Brasil, medida rejeitada pela Câmara dos Deputados no ano passado.

Tramitação
A MP 881/19 será analisada inicialmente em uma comissão mista. O parecer aprovado segue posteriormente para os plenários da Câmara e do Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/575769-MP-RESTRINGE-PAPEL-DO-ESTADO-NO-CONTROLE-NA-FISCALIZACAO-DA-ATIVIDADE-ECONOMICA.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.