domingo, 27 setembro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado com festa no Centro Histórico de São Luís – Maranhão

19/06/2019
in Maranhão

[bloqueador2]imagem19-06-2019-15-06-18

imagem19-06-2019-15-06-21

Dia Nacional de Tambor de Crioula foi comemorado na terça. (Foto: Gilson Teixeira).

Uma grande festa reuniu brincantes, amantes e estudiosos do Tambor de Crioula no Centro Histórico de São Luís. As comemorações pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula, promovidas pelo Governo do Maranhão nesta terça-feira (18), incluíram a realização de palestras, exibição de vídeos, o lançamento de um CD e um DVD e claro, rodas de tambor na casa do Tambor de Crioula.

“Nós pensamos em uma programação para todos os públicos, a academia, detentores, escolas para fazer esse trabalho de educação patrimonial que agora culmina com essa grande festa, três grupos de tambor de crioula para compartilhar e comemorar esse grande dia”, afirmou o diretor da casa do Tambor de Crioula, Neto de Azile.

Além da exibição de filmes, houve bate papo com especialistas e palestras sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula, e relatos das experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.

No final da tarde houve, ainda, o lançamento do DVD Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

imagem19-06-2019-15-06-24

Dia Nacional de Tambor de Crioula foi comemorado na terça. (Foto: Gilson Teixeira).

Presidente da União dos Tambores do Estado do Maranhão – Unita, Werlys Santos, um dos chamados detentores do tambor e integrante do Comitê Gestor do Tambor de Crioula, falou da experiência de comemorar o Dia Nacional do Tambor com o lançamento de um CD e DVD.

“Foi bastante trabalhoso, mas é um trabalho de salvaguarda muito importante, de registrar o Tambor de Crioula, com grupos de São Luís, Alcântara e outros municípios e agora poder ter esse material à disposição da população, da cultura e história do Maranhão”, comentou.

A noite foi encerrada com as apresentações dos grupos Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

Tambor de Crioula

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/politicas-sociais/cultura/dia-nacional-do-tambor-de-crioula-e-comemorado-com-festa-no-centro-historico-de-sao-luis

[/bloqueador2]

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.