domingo, 27 setembro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Centro de reabilitação de Taguatinga mantém atendimentos individuais – Brasília

07/06/2020
in Distrito Federal

Daniel Ribeiro, 22 anos, sofreu um acidente de trabalho no final de 2019. A mão dele ficou presa em um moedor de cana, o que afetou o dedo indicador e anelar, além de romper o tendão. Para não perder os movimento, durante seis meses, o atendente de lanchonete recebeu atendimento no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER), em Taguatinga.

“Pensei que o processo seria mais lento, mas a minha recuperação foi muito rápida”, elogia Daniel. “Após o tratamento, a terapeuta ocupacional ainda me passou exercícios para eu fazer em casa. Já consigo mexer a mão normalmente e esta semana voltei a trabalhar”, comenta o morador de Taguatinga, um dos 3.500 pacientes atendidos por mês na unidade.  

imagem07-06-2020-15-06-42Durante a pandemia os atendimentos são individuais. Fotos: Paulo H. Carvalho/ Brasília

Referência na recuperação de pessoas com algum tipo de deficiência, o espaço oferece reabilitação neurológica acima de 14 anos, em casos de acidentes vasculares encefálicos, traumatismos, lesões de nervos periféricos e déficit cognitivo/intelectual. Também há serviços para crianças com até 13 anos e 11 meses, com deficiências física e/ou intelectual, lesão encefálica, medular congênita ou síndromes raras e transtorno do espectro autista. 

Já para os pequenos de 0 a 2 anos e 11 meses que com alguma lesão encefálica, medular no nascimento ou traumática, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor com ou sem causa orgânica definida e sinais de risco para o desenvolvimento infantil, há um programa voltado para intervenção precoce, além de ambulatório especializado em reabilitação do membro superior e ambulatório de estomias. 

Para todas as idades, o CER oferta também atendimento traumato-ortopédica para pacientes submetidos a tratamento conservador de fratura, deformidades congênitas ou adquiridas, pós-operatórios ortopédicos e neurológicos e amputados. Esse foi o caso de Maria Auxiliadora de Aquino, 59 anos. Ela teve que amputar a perna esquerda devido a uma trombose que sofreu no ano passado. Para se adaptar a prótese, ela começou o tratamento no centro.

“Eu vou uma vez por semana há três meses. A fisioterapeuta é maravilhosa e me trata super bem”, elogia Maria Auxiliadora. “Antes eu não andava e quando tentava caia muito. Progredi muito desde que comecei o atendimento. Sou muito grata ao centro pelo apoio”, comenta a moradora de Águas Lindas.

Programa

O CER é um programa do Ministério da Saúde que faz parte do Plano Viver Sem Limites e da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Desde 2013, funcionava na Policlínica de Taguatinga, mas em 2018 passou a atender na Área Especial 16, Setor “C” Norte, ao lado do hospital regional da cidade.

Ao todo, a unidade possui 50 servidores, entre médicos (neurologista, neuropediatra, fisiatra, ortopedista e clínico geral), fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, auxiliar de enfermagem, assistente social e da área administrativa, como recursos humanos e gestão. 

São três ginásios – sendo um grande para reabilitação adulto e dois menores para a pediatria -; quatro banheiros para pacientes – sendo dois adaptados para pne; sete consultórios de atendimento terapêutico multidisciplinar; uma sala de avaliação global, de estomia, de grupo de terapia de mão; acolhimento da enfermagem; auditório e recepção. 

A gerente do centro há um ano e meio, Luana Calixto, explica que para receber o tratamento no centro é preciso ter um encaminhamento da uma unidade de Saúde, da rede hospitalar e/ou instituições da Atenção Básica. Também é preciso levar um documento de identificação válido, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 18h. 

Pandemia

Em meio a pandemia do novo coronavírus, Luana garante que o centro está tomando todas as medidas de segurança necessárias para evitar a proliferação da Covid-19. “Apenas os atendimentos individuais foram mantidos. Já as pessoas que estão no grupo de risco estão tendo assistência quinzenalmente ou mensalmente”, informa. “Fazemos a triagem na entrada do CER aferindo a temperatura e perguntando se a pessoa está com sintomas doença”, comenta. 

Trabalho pioneiro 

O CER iniciou, no ano passado, um trabalho pioneiro no DF, com a oferta de assistência multidisciplinar a pacientes com bolsa coletora (que recolhe fezes e urina). Pessoas que realizaram colostomia, urostomia ou ileostomia, são atendidos de forma ambulatorial, com consultas mensais, orientações a eles e aos familiares sobre os cuidados e a higiene, entrega da bolsa e demais materiais.

A secretaria da Pessoa com Deficiência, Roseane Cavalcante, ressalta que o centro é um dos primeiros passos para iniciar a inclusão. “A maioria das pessoas, independente da idade, se adquiriram uma deficiência quando nascem ou ao longo da vida, precisam se adequar a essa realidade de conviver com as limitações, além da reabilitação física há a social que facilitam a rotina diária”, reforça. 

Ainda segundo a responsável pela pasta, a secretaria investe na articulação das políticas públicas com os outros órgãos. “Como qualquer outro cidadão, as pessoas com deficiência têm direito ao acesso à saúde, educação, segurança, trabalho, entre outros. Eles precisam de atendimento especializado”, destaca.  

CER saúde

Fonte: www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/07/centro-de-reabilitacao-de-taguatinga-mantem-atendimentos-individuais

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.