Mais de 8 bilhões de reais em produtos perecíveis são perdidos por ano no Brasil. Resolver essa questão foi a solução apontada pela startup goiana- Total Strategy – selecionada para integrar programa nacional de inovação. No Centro-Oeste, apenas duas ideias de negócios vão fazer parte do Inovativa de Impacto 2020 que busca aliar lucro à resolução de problemas sociais e ambientais. “O produto sugerido pela Total Strategy está na fase de escala porque já alcançou o product market fit”, explica Cynara Bahia, 42, uma das idealizadoras da startup goiana.
O termo “market fit” significa que o produto ou serviço oferecido está se ajustando ao mercado e às necessidades dos clientes. “Percebemos que a dor que vamos curar não é apenas nacional. No mundo inteiro existem toneladas de perecíveis que acabam sendo descartados, algumas vezes irregularmente. Mais que aliar a preocupação ambiental, nossa solução propõe ainda o aproveitamento daqueles produtos próximos da data de vencimento para instituições que atendam pessoas em situação de vulnerabilidade”, comenta Cynara.
O produto oferecido pela startup funciona em três etapas. Na primeira, o aplicativo faz a leitura do código de barras dos produtos são cadastrados, incluindo a data de validade. Na segunda etapa, são feitos cruzamentos de informações que propõe soluções – desde melhor posicionamento do produto na gôndola até se quantidade de pedido está adequada. Por fim, os produtos próximos à data de vencimento vão para um site tipo “outlet”. “Nossa solução tecnológica utiliza um app, Big Data e IA, de forma simples e eficaz”, comenta Cynara, graduada em Ciência da Computação, especializada em gestão empresarial e com mais de 15 anos de atuação no varejo.
A ferramenta mostra para o comerciante exatamente o que está acontecendo nas prateleiras e avisa dos vencimentos dos produtos. “Com 45 dias do vencimento a ferramenta mostra que pode ser preciso mudar o direcionamento do produto, com 30 dias, para que sejam intensificadas ações de marketing e, com 15 dias para que sejam feitas promoções. Por fim, com três dias do vencimento, para que os produtos sejam retirados das prateleiras”, detalha Cynara. Nesta etapa, a ferramenta se integra com instituições para doação desses produtos que não poderiam ser vendidos porque estão bem próximos da data de validade (três dias), mas que ainda estão aptos para consumo.
Gestão faz diferença
O ticket médio da solução oferecida pela startup goiana é de R$ 600 mensais. Desse valor, 20% é repassado para parceiros ou em forma de desconto para associações. Cynara Bahia comenta que, atualmente, os comerciantes chegam a perder três mil mensais – R$36 mil por ano – com produtos que vão para o lixo. Vale lembrar que produtos com menos de quatro dias de validade não podem ser vendidos para consumidores, sob pena de multas. Além da economia, Cynara explica ainda que “solução diminui esforço do empresário evitando o trânsito de funcionários que constantemente precisam colocar e retirar coisas das prateleiras”. Pela playstore as pessoas podem baixar o aplicativo BOX para teste gratuito.
Inovativa de Impacto 2020
O InovAtiva de Impacto é uma vertente do Programa InovAtiva Brasil. Desde 2016, mais de 1000 startups se inscreveram no programa e mais de 80 participaram do InovAtiva de Impacto. Neste ano, foram selecionadas 40 startups. As selecionadas fazem cursos, recebem mentorias especializadas e, destas, 20 se apresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema. Nos próximos seis meses, essas empresas terão acesso a cursos de capacitação on-line, webinars, treinamento de simulação de pitch (discurso para investidores) com feedback de mentores convidados, workshops e mentorias coletivas e individuais.
Serviço:
Site: www.totalstrategy.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: 62 99908-7842
instagram.com/totalstrategybr/